sexta-feira , 4 abril 2025
BrasíliaPolítica

Bia Kicis, deputada Federal pelo DF, pode não assumir a presidência da CCJ

62

Um dos nomes para assumir a presidência de Comissão Constituição e Justiça, a CCJ, na Câmara Federal, a deputada pelo Distrito Federal Bia Kicis (PSL-DF), bolsonarista e negacionista com posturas negativas à ciência durante a pandemia, pode não se concretizar. Apesar de ter tido o nome cogitado e até como certo para para cargo de maior relevância na Casa, esta pesando sobre essa escolha alguns acontecimentos que colocam em cheque se a parlamentar assumirá ou não a tão cobiçada vaga.
O mais recente foi a posição da deputada, num momento em que a maioria da Casa, votou pela permanência da prisão do parlamentar Daniel Silveira (PSL-RJ), ela votou pela soltura do colega. Vale ressaltar que o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PPA-AL), fez criticas aos discursos antidemocráticos de Daniel Silveira.
Pesa ainda sobre Kicis um vídeo gravado por ela com ataques ao Supremo. Mesmo Kicis tendo sindo indicada pelo presidente da Câmara Arthur Lira, que foi uma forma de retribuir o apoio da ala bolsonarista do PSL à sua candidatura para a presidência da Câmara, esse anúncio não foi bem aceito por deputados governistas e de oposição. Porém a declaração de Lira que a prisão do deputado Daniel Silveira foi um “marco de mudança”, fomentou ainda mais as dúvidas em torno do nome de Bia Kicis para a presidência da CCJ.
Deputados tanto da situação quanto oposição questionam o nome da parlamentar para o cargo como é o caso de Jandira Feghali (PCdoB), que justifica que existem muitas resistências ao nome dela e as dificuldades só aumentaram após o caso Daniel Silveira. Para o deputado bolsonarista Bibo Nunes (PSL-RS), a ida ou não de Kicis para a CCJ, foi definida antes da prisão de Daniel Silveira. “Os atos dela é que definirão se ela vai ou não para a CCJ, já que o STF não é simpático a ela.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Projeto exige acessibilidade e soluções sustentáveis em obras de prédios públicos

Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja...

Brasília

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

A cúpula das Forças Armadas acompanha com apreensão os sinais emitidos pelo...

Política

Senado aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Medida é recomendação da OCDE e começará em 2025; texto vai sanção...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...