Durante runião com o prefeitos do entorno realizada nesta quinta-feira, 25, no Palácio do Buriti, o Governador Ibaneis Rocha admitiu a possilidade de um lockdown, caso haja transmissão comunitária no DF com as novas variantes do novo coronavírus.
Caso as novas variantes mais agressivas e contagiosas do coronavírus passem a ter transmissão comunitária no Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) não descarta decretar lockdown em Brasília.
“Se elas realmente vierem a se transformar em uma transmissão comunitária, aí nós vamos ter que chegar novamente a um ponto de fechamento, de lockdown. Porque a gente sabe que o agravamento vai ser muito grande e o número de vacinas que têm chegado ainda é muito pequeno”, complementou.
No encontro, Ibaneis anunciou a criação de um convênio de pactuação com os municípios para ampliar o atendimento a pacientes com Covid-19 residentes nos municípios situados ao redor da capital do país. “Será submetido ao Conselho Bipartite. Dessa forma, teremos condições de ampliar o atendimento”, disse.
Caso a medida seja aprovada, pode ocorrer a transferência de leitos e recursos das cidades do Entorno para Brasília. Nesse sentido, segundo Ibaneis, “o recurso acompanha o paciente”.
O Governador de DF anunciou ainda que autorizará o BRB a abrir linhas de crédito para os pequenos negócios e, dessa vez, incluir aqueles instalados no Entorno. “Serão juros reduzidos e isso pode ajudar muito os nossos comerciantes que sofrem com a pandemia”, disse.
Outro assunto discutido na resunião dessa vez encabeçado pelos prefeitos foi para apaziguar os ânimos e construir uma solução unificada para a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19. O prefeito de Valparaíso (GO), Pábio Mossóro (MDB), presidente da Associação dos Municípios do Entorno de Brasília (Amab), comentou o debate envolvendo o tratamento de pacientes do Entorno na capital do país. “Não podemos ficar neste fogo cruzado”, disse ele, referindo-se ao embate entre o Ibaneis e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).
Deixe um comentário