sábado , 12 abril 2025
DFNotícia

Ibaneis Rocha admite possível lockdown no DF

68
Foto: Mateus Amorim/Agência Brasília

Durante runião com o prefeitos do entorno realizada nesta quinta-feira, 25, no Palácio do Buriti, o Governador Ibaneis Rocha admitiu a possilidade de um lockdown, caso haja transmissão comunitária no DF com as novas variantes do novo coronavírus.

Caso as novas variantes mais agressivas e contagiosas do coronavírus passem a ter transmissão comunitária no Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) não descarta decretar lockdown em Brasília.

“Se elas realmente vierem a se transformar em uma transmissão comunitária, aí nós vamos ter que chegar novamente a um ponto de fechamento, de lockdown. Porque a gente sabe que o agravamento vai ser muito grande e o número de vacinas que têm chegado ainda é muito pequeno”, complementou.

No encontro, Ibaneis anunciou a criação de um convênio de pactuação com os municípios para ampliar o atendimento a pacientes com Covid-19 residentes nos municípios situados ao redor da capital do país. “Será submetido ao Conselho Bipartite. Dessa forma, teremos condições de ampliar o atendimento”, disse.

Caso a medida seja aprovada, pode ocorrer a transferência de leitos e recursos das cidades do Entorno para Brasília. Nesse sentido, segundo Ibaneis, “o recurso acompanha o paciente”.

O Governador de DF anunciou ainda que autorizará o BRB a abrir linhas de crédito para os pequenos negócios e, dessa vez, incluir aqueles instalados no Entorno. “Serão juros reduzidos e isso pode ajudar muito os nossos comerciantes que sofrem com a pandemia”, disse.

Outro assunto discutido na resunião dessa vez encabeçado pelos prefeitos foi para  apaziguar os ânimos e construir uma solução unificada para a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19. O prefeito de Valparaíso (GO), Pábio Mossóro (MDB), presidente da Associação dos Municípios do Entorno de Brasília (Amab), comentou o debate envolvendo o tratamento de pacientes do Entorno na capital do país. “Não podemos ficar neste fogo cruzado”, disse ele, referindo-se ao embate entre o Ibaneis e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...