sábado , 19 abril 2025
Brasil

Witzel pretende usar diálogo entre Bolsonaro e Kajuru nas alegações finais do processo de impeachment

46
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (24) que há "99% de chance" de o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil ser sediado no Rio de Janeiro a partir de 2021. Bolsonaro deu a declaração em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto após ter se reunido com o governador do Rio, Wilson Witzel, e com o executivo da Fórmula 1, Chase Carey.Foto: Sérgio Lima/PODER 360

O governador afastado Wilson Witzel pretende usar a conversa entre o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e o presidente Jair Bolsonaro, divulgada no último domingo, nas alegações finais do processo de impeachment que corre contra ele. Ao GLOBO, Witzel afirmou que o trecho em que Bolsonaro cobra ao senador que a CPI que investigará a condução do combate à pandemia também inclua prefeitos e governadores, serve como prova de que o presidente persegue chefes do Executivo que se opõem a ele.
Desde agosto do ano passado, quando foi afastado do cargo por suspeitas de comandar fraudes em compras e contratos para o combate à pandemia, Witzel se diz alvo de um complô político por ter se desentendido publicamente com o presidente.
— Vou usar no meu processo de impeachment para deslegitimar a investigação e acusação — afirmou sobre o trecho do diálogo.
Na última segunda-feira, Witzel já havia se referido à conversa entre Bolsonaro e Kajuru em uma postagem no Twitter. Sem citar que pretendia usar o material em sua defesa, afirmou:
“Meu processo de impeachment é injusto e o início do projeto intervencionista de Bolsonaro. Hoje vimos a manobra da CPI da pandemia para continuar sua perseguição aos Governadores e Prefeitos. Espero que os autores políticos do RJ reflitam e vejam que a democracia está em jogo”.
Para Witzel, as investigações que embasam o seu afastamento do cargo e o processo de impeachment contra ele sofrem interferências diretas do presidente. Em seu último pronunciamento, na sessão que deve marcar o desfecho do processo de impeachment, ele também deve mencionar a aproximação de Bolsonaro dos suplentes dos governadores afastados.
— Vou denunciar que Bolsonaro quer patrocinar o impeachment de governadores. Ele foi a Chapecó para agradar a governadora em exercício e prejudicar o Governador Carlos Moisés — afirmou em relação à visita que o presidente fez na última semana à cidade catarinense, após o segundo afastamento de Carlos Moisés (PSL-SC) do governo de Santa Catarina ter sido confirmado. Durante a visita à chapecó, esteve acompanhado da governadora em exercício, Daniela Reinehr.
No Rio de Janeiro, de acordo com ele, a proximidade entre Bolsonaro e o governador em exercício Cláudio Castro tem como pano de fundo o Regime de Recuperação Fiscal do estado.
— Bolsonaro está fazendo uma intervenção ilegal no governo do Rio, usando o Regime de Recuperação Fiscal — completa.
A fase de instrução do Tribunal Especial Misto que julga o impeachment de Witzel terminou no último dia 7. Desde então, a defesa e acusação têm 20 dias corridos para apresentar as suas alegações finais. No dia da sessão final, que deve ocorrer até o final deste mês, o relator do caso, o deputado Waldeck Carneiro, irá apresentar o seu voto.
Defesa e acusação terão 30 minutos para manifestações. Para o impeachment ser confirmado, a acusação precisa ter 2/3 dos votos – ou seja: pelo menos sete dos dez desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio e deputados estaduais que integram o Tribunal Misto precisam votar pelo afastamento definitivo de Witzel.
Apesar dessa expectativa de desfecho, os advogados de Witzel ainda consideram a possibilidade de conseguir o adiamento da sessão ou mesmo a suspensão do processo de impeachment. (fonte:oglobo.globo.com)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...