sexta-feira , 22 novembro 2024
Mundo

EUA liberam pessoas plenamente vacinadas a não usar máscaras em algumas circunstâncias

30
Grupo de pessoas com máscaras na cidade de Ann Arbor, nos EUA. Foto: Emily Elconin//Reuters

A agência reguladora de saúde dos Estados Unidos decidiu, nesta terça-feira (27), que as pessoas plenamente vacinadas no país poderão ter atividades a céu aberto, como andar e fazer trilhas, sem usar máscaras. No entanto, para as atividades em locais fechados as máscaras continuam obrigatórias.
Mais de metade dos adultos dos EUA (cerca de 140 milhões de pessoas) já foram vacinadas com pelo menos uma dose. recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo os Centros para Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês).
“As novas diretrizes são um primeiro passo para ajudar os americanos plenamente vacinados a retomar suas atividades que haviam interrompido por causa da pandemia, ao mesmo tempo em que são cientes do risco em potencial de transmitir o vírus a outras pessoas”, disse a CDC.
usar uma máscara é considerado pelos especialistas a forma mais eficiente de controlar a transmissão. Havia uma discussão sobre o uso de máscaras ao ar livre que já durava semanas. Na decisão foi levado em conta que a maior parte das transmissões de Covid-19 ocorre em ambientes fechados e que há alta de vacinações.
Pequenos grupos ao ar livre – A agência disse que americanos também podem fazer pequenas reuniões ao ar livre em restaurantes ou encontros em que haja uma combinação de pessoas que já foram vacinadas e outras que aguardam para receber sua dose.
O CDC ainda recomenda usar máscaras para quando houver uma reunião com muitas pessoas, como paradas ou eventos esportivos. Em ambientes fechados, a recomendação é sempre usar a máscara.
Foi criada uma classificação de atividades com as cores vermelha, amarela e verde, com base no nível de segurança para pessoas ainda não vacinadas.
Elas podem andar ou correr sem máscaras junto com as pessoas com quem vivem com segurança e frequentar eventos ao ar livre com pessoas que já receberam as duas doses.
Ainda não há dados suficientes sobre a possibilidade de pessoas plenamente vacinadas transmitirem o coronavírus a pessoas que não receberam doses. O CDC avisou que as pessoas devem avaliar o risco antes de sair sem máscaras.
Essa é uma atualização das diretrizes da CDC. Em março, a agência havia dito que as pessoas já vacinadas poderia se encontrar ao ar livre em pequenos grupos com outros que também já estivessem vacinados. (fonte:g1.globo.com/mundo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Cúpula do Brics na Rússia mira alternativa ao dólar e ao FMI

Entre os diversos assuntos que serão tratados na 16ª cúpula dos líderes...

Mundo

Dilma Rousseff recebe maior honraria da China das mãos de Xi Jinping

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, recebeu neste domingo (29), em Pequim,...

Mundo

Reforma na ONU? Especialista em Relações Internacionais do CEUB analisa discurso de Lula em Nova York

Para especialista, o presidente brasileiro busca chamar a atenção para a necessidade...

Mundo

Eleições ou Autogolpe? A Conturbada Reeleição de Maduro e a Reação Internacional

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou a reeleição de Nicolás...