sexta-feira , 22 novembro 2024
Brasil

“Até filho de porteiro que zerou vestibular ganhou bolsa”, diz Guedes ao atacar o Fies

33
Entrevista coletiva do ministro da economia, Paulo Guedes
ministro da economia, Paulo Guedes

Novos trechos de declarações do ministro da Economia Paulo Guedes em uma reunião do Conselho de Saúde Suplementar, na terça-feira 27, mostram críticas do ministro ao Financiamento Estudantil, o Fies, e a sugestão de que existam “vouchers para pobres” poderem acessar hospitais privados em vez de públicos.
Ao comentar sobre o Fies, o ministro contou que “o filho do porteiro” de seu prédio teve o financiamento aprovado mesmo “com zero na prova”. “Deram bolsa para quem não tinha a menor capacidade. Não sabia ler, escrever. Botaram todo mundo. Exageraram. Foi de um extremo ao outro”, disse o ministro na reunião, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira 29.
Ainda sobre educação, o jornal relata que Guedes teceu comentários contraditórios acerca do estado “caótico” de universidades e citou Paulo Freire, educador brasileiro, como exemplo. “Paulo Freire. Ensinando sexo para criança de 5 anos. Maconha, bebida, droga. Dentro da universidade. Estado caótico. Eu prevejo o mesmo fenômeno para a saúde”, declarou.
Em outro trecho, Guedes criticou a gestão do SUS, afirmando que a solução seria entregar vouchers de saúde para atendimento em hospitais de elite. “Você é pobre? Você está doente? Está aqui seu voucher. Vai no Einstein, se você quiser”, afirmou, referindo-se ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Adiante, também afirmou, de acordo com o jornal, que quanto mais pessoas fossem para o “outro lado” da saúde – ou seja, aderissem a planos privados -, melhor. Para ele, o serviço público não deve ter a “ilusão” de atender a todos. “Que sejam as melhores [políticas] possíveis. Mas não tenhamos a ilusão de que será possível fazer uma rede pública para atender todo mundo”, disse.
Paulo Guedes não sabia que a reunião era gravada e pediu para “não ir ao ar”, apesar da transmissão nas redes sociais. O Ministério da Saúde posteriormente apagou a publicação com o vídeo. (fonte: www.cartacapital.com.br)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Brasil

Nova Carteira de Identidade Nacional possibilita melhoria dos serviços públicos

Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação, Rogério...

Brasil

Governo Federal anuncia primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

A partir de decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o...