O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao Tribunal Superior Eleitoral informações sobre candidatos e partidos políticos que, nas campanhas eleitorais de 2018 e 2020, declararam repasses — a título de pagamento por serviços, por exemplo — para seis empresas investigadas por supostos disparos em massa de fake news.
O ministro requereu ainda que os elementos e as provas reunidos em investigações de duas ações em andamento na Corte Eleitoral sejam compartilhados com o inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre disseminação de fake news e ataques aos ministros da Corte, do qual ele é o relator.
Moraes determinou que, em 15 dias, a Polícia Federal, tome o depoimento de sete sócios, ex-sócios e ex-funcionários dessas empresas.
Uma das empresas sob o alvo do inquérito do STF é a Yacows, também investigada pela CPI Mista das Fake News, cujos trabalhos foram suspensos em razão da pandemia.
Na comissão, o sócio-proprietário da Yacows, empresa de marketing digital, Lindolfo Antônio Alves Neto, afirmou que prestou serviços para as campanhas do presidente Jair Bolsonaro (na época no PSL, hoje sem partido), de Fernando Haddad (PT) e Henrique Meirelles (MDB).
Alves Neto afirmou na ocasião que o pacote contratado pela campanha de Bolsonaro custou R$ 1,68 mil e permitia 20 mil disparos, mas que as mensagens foram enviadas para 900 destinatários. Ele não explicou porque foram disparadas menos mensagens que as contratadas.
O empresário disse que a Yacows não faz campanha eleitoral e não trabalhou na elaboração do conteúdo a ser disparado. Segundo Alves Neto, tanto o conteúdo das mensagens quanto os destinatários que as receberiam foram disponibilizados pelas campanhas dos candidatos.
Outra empresa é a Agência AM4 Brasil, que teria contratado a Yacows. O sócio da agência, Marcos Aurélio Carvalho, integrou a equipe de transição do presidente Bolsonaro e foi definido por aliados como marqueteiro digital da campanha. Ele também será ouvido pela PF.
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