O goverandor Ibaneis Rocha (MDB) se reunião essa semana com comandantes da força mulitar e representantes do GDF e a a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), na pauta uma negociação com a Marinha para aquisição de um terreno de 62 km² para que seja construída uma nova cidade no Distrito Federal.
O local em questão é o terreno que está localizado nas proximidades de Santa Maria e do Gama, seja destinado à construção de prédios residenciais com modelo de sustentabilidade e de maior execução, com o formato parecido ao do Jardins Mangueiral, bairro localizado próximo a São Sebastião que conta com unidades financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
A princípio, os residenciais terão até três andares e áreas de convivência, como quadras de esporte, praças e espaços destinados ao comércio que atenderá a comunidade local. A capacidade é reunir até 80 mil famílias no novo complexo residencial, já batizado por alguns como “Cidade Catetinho”, referência à proximidade da primeira residência oficial da Presidência da República durante a construção de Brasília.
“A ideia é construir um modelo townhouse [modelo internacional de habitações geminadas], nos moldes dos Estados Unidos. Em Valparaíso (GO), por exemplo, onde há projetos parecidos, 80% dos proprietários adquiriram o imóvel por financiamento do Minha Casa Minha Vida. Estão indo para o Entorno pela dificuldade de se adquirir imóveis no DF”, disse o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), articulador da proposta e que também participou da reunião.
A expectativa é entregar as primeiras unidades até o próximo aniversário da capital federal, comemorado em 21 de abril. Contudo, para que o projeto saia do papel, uma longa jornada terá de ser cumprida. A principal delas é a transferência da propriedade do terreno, que é da Marinha, para o Distrito Federal. Como contrapartida, a proposta inicial é de que o GDF destine uma área à força militar e também assuma a construção da sede própria da Marinha (com edição e informações do portal:www.metropoles.com)
Deixe um comentário