sábado , 19 abril 2025
MundoNotícia

A violência policial se descontrola na Colômbia tomada por protestos, com 19 mortos e 800 feridos

52

O som da Colômbia é de medo e incerteza. Nas ruas de algumas cidades são ouvidos tiros que ecoam no escuro, correrias e gritos. O país viveu nesta terça-feira mais um dia de violência que pôs em alerta os organismos internacionais. A ONU e a União Europeia condenaram a brutalidade policial e pediram que os responsáveis pela repressão respondam por seus atos. Dezenove pessoas foram mortas, 87 estão desaparecidas e mais de 800 ficaram feridas desde quarta-feira passada, quando começaram os protestos contra uma reforma tributária que o presidente Iván Duque já retirou. O recuo do Governo não esfriou os ânimos.

O presidente mobilizou o Exército para conter os atos de violência, mas isso não deu resultado. Pelo contrário, aumentou a tensão. A resposta do Governo foi redobrar os efetivos. O diretor da polícia, general Jorge Luis Vargas, anunciou que reforçará a segurança Cali com quase 1.500 policiais a mais. Vargas, que não deu números sobre mortes, insistiu que seus agentes atuam em legítima defesa e respeitando a lei. “Ninguém deu instruções para atirar”, disse.
A desistência de Duque de levar a adiante a reforma fiscal era um chamado para acalmar os ânimos nas ruas. De quebra, Duque sacrificou o ministro da Fazenda que havia idealizado a reforma, Alberto Carrasquilla. Nada disso conseguiu fazer o país voltar à normalidade. O comércio e os serviços públicos continuam a meio gás. Há estradas cortadas por todo o país, impedindo o acesso a povoados e cidades. As centrais operárias que convocaram a greve não pretendem recuar, pelo contrário, sua intenção é que nesta quarta-feira, 05, seja realizada a maior mobilização até agora. (fonte:brasil.elpais.com)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...