sábado , 19 abril 2025
BrasíliaNotícia

CPI COVID-19: Ernesto Araújo nega agressões a China, confirma ações por cloroquina e cita participação de Bolsonaro

45

Realizada nesta terça-feira,18, a terceira semana de depoimento para membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. O primeiro a prestar depoimento foi o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo.
Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, o ex-ministro negou atritos com a China e foi acusado pelos parlamentares de mentir à comissão. durante o depoimento ele também confirmou ter mobilizado o ministério de Relações Exteriores para compra de hidroxicloroquina por orientação do presidente Jair Bolsonaro.
“Jamais promovi nenhum atrito com a China, seja antes, seja durante a pandemia”, disse Ernesto Araújo em uma das ocasiões. Ele manteve a fala mesmo quando confrontado com a apresentação, por parte dos senadores, de declarações dadas por ele contra o governo chinês. Os parlamentares também resgataram um artigo no qual o ex-chanceler chama de “comunavírus” o vírus da Covid-19.
As recorrentes negativas perante os fatos irritaram os membros da CPI. “Vossa Excelência está faltando com a verdade e nega aquilo que escreveu”, reagiu o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM).
Ainda durante o depoimento, Ernesto Araújo jogou a responsabilidade sobre as demais ações à frente do Itamaraty no que diz respeito ao combate à pandemia para o Ministério da Saúde. Por mais de uma vez disse que agiu sob coordenação da pasta.
O ex-chanceler negou que tenha provocado atritos com a China. Porém, o presidente da Comissão, Omar Aziz (PSD-AM), lembrou o artigo “Chegou o Comunavírus” escrito e divulgado por Ernesto Araújo ainda no cargo. Veja as declarações do ex-ministro:
Contestado, o ex-ministro disse que o artigo “não é ofensivo” a China. Ele também negou as discussões que teve com o embaixador da China no twitter. Ernesto Araújo foi repreendido pelo senador Omar Aziz por começar mentindo na CPI.
Cloroquina – Ernesto Araújo disse que a solicitação para a compra de cloroquina da Índia partiu do Ministério da Saúde e que desconhece base técnica para isso. Veja:
Escolhida pela bancada feminina para falar hoje, Kátia Abreu (PP-TO) expõe inconsistências de Ernesto Araújo entre o que ele disse na CPI. Para ela, o ex-ministro inflama em twitter e artigos. A senadora Katia Abreu é presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado. A parlamentar e o ex-chanceler já tiveram atritos.
“O senhor deve desculpas ao Brasil. Em vez de pária nos colocou no papel de irrelevante. […] O senhor é um negacionista compulsivo. O senhor no Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi uma bússola que nos direcionou para o caos, para um iceberg, para o naufrágio. Bússola que nos levou pro naufrágio da política internacional”
Bolsonaro – Ainda na tentativa de se eximir de omissões do Itamaraty durante a pandemia, ex-chanceler disse que não foi demandado pelo presidente da República para atuar na compra de vacinas. “Nunca fui demandado pelo Presidente da República sobre as vacinas, a não ser no caso da Índia”, declarou.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasília

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

A cúpula das Forças Armadas acompanha com apreensão os sinais emitidos pelo...

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...