sexta-feira , 22 novembro 2024
DFNotícia

Diabético, Ibenis Rocha, recebe 1ª dose da vacina contra Covid-19, em Brasília

32

Nesta quarta-feira, 19, Ibeneis Rocha, governador do Distrito Federal, recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19, no ponto drive-thru do estacionamento do Parque da Cidade. Ibeneis tem 49, é diabético, se encaixando no grupo de pessoas com comorbidades. No ano passado, Ibaneis foi diagnosticado com novo coronavírus, chegou a ter 5% do pulmão comprometido, mas se recuperou em casa. “Sou diabético desde os 29 anos. Já fiz duas cirurgias bariátricas, mas mesmo assim não consegui ficar livre da doença”, disse.
O governador foi imunizado com a vacina AstraZeneca/Oxford. O intervalo é de até 90 dias, portanto, a segunda dose está marcada para o dia 11 de agosto.
Depois de receber a aplicação da primeira dose, o governador afirmou que com a regularidade dos envios de vacinas, a imunização deve avançar para as pessoas que não têm comorbidades.
“Eu espero que em setembro ou outubro a gente tenha pelo menos 70% de toda a população do DF vacinada, para que a gente possa retomar a vida com normalidade.”
Ibaneis também comentou sobre o início da imunização dos professores, previsto para esta quinta-feira (20). “A vacinação dos professores não é importante somente por causa dos professores. Nós estamos falando também da saúde mental das nossas crianças e adolescentes que estão aí isolados a mais de um ano. E nós sabemos a importância do convívio social na formação dessas pessoas”, disse Ibaneis.
A vacinação dos profissionais da área de educação começará pelos professores de creches. “As creches têm uma importância não só na formação das crianças, mas também para os pais, que estão retornando ao trabalho agora com a retomada do comércio e das atividades”, explicou o governador.
Segundo o último balanço da Secretaria de saúde, 559.773 pessoas foram vacinadas no DF com, pelo menos, uma dose, o que representa 18,34% da população de Brasília. Desse total, 293.751 pessoas também tomaram a segunda dose e, portanto, concluíram a imunização.
Entretanto novos agendamento de pessoas com comorbidades estão suspensos desde segunda-feira (17), após o esgotamento de 30 mil vagas disponibilizadas pela pasta. Nesta terça-feira (18), o DF confirmou mais 21 mortes por Covid-19 e chegou a 8.366 óbitos desde o início da pandemia. Também foram registrados 592 novos casos da doença, totalizando 394.223 infectados.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...

Notícia

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15) sobre...