O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou, neste sábado (29), o pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a convocação dele e gestores de outras regiões na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Congresso Nacional. “Existe um desrespeito à Constituição”, afirmou ao ser questionado pela TV Globo.
Ibaneis e outros 17 governadores – entre eles, nove convocados para a CPI – acionaram o STF, na última sexta-feira (28), pedindo a suspensão dos pedidos de depoimento. No documento, eles alegam que os atos configuram “verdadeira hipótese de intervenção federal fora do rol constitucional”, ou seja, que o Congresso Nacional não poderia investigar questões dos governos locais.
Na CPI, o chefe do Executivo no DF deve esclarecer fatos associados às supostas fraudes em contratos para aquisição de testes para detecção do coronavírus, que são objeto da operação Falso Negativo. Em agosto do ano passado, a operação prendeu a cúpula da Secretaria de Saúde na capital federal. Os gestores foram soltos em novembro e seguem alvo de investigação. Há suspeita de superfaturamento e favorecimento de empresas.
Ao comentar a convocação, Ibaneis destacou que “não foi citado” na operação e afirmou que, apesar da ação contra a oitiva, segue com “tranquilidade” em relação ao tema. “Não tenho nada a temer a qualquer tipo de depoimento”, afirmou o governador. (com edição:g1.globo.com)
Deixe um comentário