O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse nesta sexta-feira (25), que não vai comparecer à CPI da Covid, mesmo que de forma voluntária. Ele foi um dos nove governadores convocados pelos senadores para depor mas, na quinta-feira (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para suspendia a medida.
Na segunda-feira (21), a ministra Rosa Weber já havia determinado a suspensão das convocações de governadores pela CPI. Ao analisar o caso, ela entendeu que a comissão pode convidá-los a comparecer de forma voluntária. No entanto, Ibaneis disse que também não pretende acatar essa opção.
Convocações – Em 26 de maio, a CPI aprovou a convocação de nove governadores. O critério de escolha dos gestores foi definido pelos locais onde houve operações policiais para investigar mau uso do dinheiro destinado ao combate à pandemia.
Aos senadores, Ibaneis deveria esclarecer fatos associados às supostas fraudes em contratos para aquisição de testes para detecção do coronavírus, que são objeto da operação Falso Negativo. Em agosto do ano passado, a operação prendeu a cúpula da Secretaria de Saúde na capital federal.(As informações são do G1df)
Deixe um comentário