sábado , 19 abril 2025
BrasíliaNotícia

Luis Miranda sobre oitiva de Regina Célia na CPI: “Mentiu muito”

62

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) afirmou, nesta terça-feira (6/7), que a servidora Regina Célia Silva Oliveira, fiscal do contrato da vacina Covaxin no Ministério da Saúde, “mentiu muito” durante o depoimento prestado para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O parlamentar é o autor da denúncia sobre a existência de possível corrupção no processo para a compra dos imunizantes. Miranda acompanhou, por meio da TV Senado, praticamente toda a oitiva da servidora comissionada que teria autorizado o andamento do processo, embora dois pontos divergentes terem ficado de fora do contrato: a quantidade de doses e a empresa responsável pela importação. Durante o depoimento, Regina Célia afirmou ter elaborado um relatório apontando as falhas do documento no mês de junho. O acordo com a empresa foi assinado em 25 de fevereiro.
E-mails – Mais cedo, o Metrópoles publicou a troca de e-mails entre Regina Célia e Emanuela Medrades, funcionária da Precisa Medicamentos. Nas trocas de mensagens, a servidora do ministério é informada sobre a ausência das informações, mas responde à empresa interessada que “autoriza” a prosseguimento da negociação, com a promessa de que os pontos não incluídos no contrato fossem sanados futuramente por meio de declarações.
O rito foi considerado incomum por senadores da CPI e corrobora com a denúncia apresentada pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão Luis Ricardo de Miranda, que é concursado do ministério. Aos parlamentares, a servidora negou ter autorizado o andamento do processo.
A empresa responsável, no caso, seria a Madison Biotech, sediada no paraíso fiscal de Cingapura e que receberia um montante milionário em dólares antes mesmo da entrega das doses (veja abaixo). O contrato não se concretizou e foi suspenso pelo ministro Marcelo Queiroga após denúncias.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasília

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

A cúpula das Forças Armadas acompanha com apreensão os sinais emitidos pelo...

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...