
A Avenida Paulista reabriu na manhã deste domingo (18) para pedestres. O programa “Ruas Abertas” estava suspenso desde março de 2020 para evitar aglomerações por causa da pandemia de coronavírus. Inicialmente, os carros ficarão proibidos de circular no local entre 8h e 12h. Antes da pandemia, a avenida ficava aberta para o lazer das 10h às 18 aos domingos e feriados. No começo desta manhã, o movimento era tranquilo e não havia pontos de aglomeração. A partir de cerca de 10h, a movimentação se intensificou na avenida. Como era comum antes da pandemia, casais dançavam ao som de música ao vivo. Também marcaram presença neste domingo artistas de rua, como praticantes de perna de pau.
A Prefeitura de São Paulo argumenta que a reabertura é possível porque a cidade ultrapassou a marca de mais de 70% da população adulta vacinada contra a Covid com pelo menos uma dose. “Vamos abrir a Paulista, não de forma total. Ontem na nossa reunião de comitê nos foi apresentado que no período das 8h às 12h você tem um público que mantém distanciamento, que é mais família, que vai de bicicleta ou caminhar. À tarde tem um volume maior de pessoas, por isso foi sugerido e eu acatei que será a princípio de manhã só”, afirmou, o prefeito Ricardo Nunes (PMDB) em entrevista à rádio CBN.
Para a infectologista Mirian Dal Ben, a prefeitura deve monitorar e continuar incentivando a população a seguir todos os protocolos de proteção. “No momento, nos encontramos bastante confortável porque a taxa de ocupação hospitalar está diminuindo, a taxa de transmissão está caindo”, afirmou. “Mas aprendemos com essa pandemia que tudo muda muito rápido e temos a nova variante Delta que é mais transmissível. Acho que precisamos fazer estratégias de reabertura gradual, mas sempre avaliando indicadores para recuar um pouco caso seja necessário e avaliar qual o impacto que isso tem na transmissão da doença e na taxa de ocupação hospitalar”, continuou.
Para que a imunização seja completa, no entanto, é necessário que o esquema vacinal com as duas doses atinja uma porcentagem maior de pessoas, o que ainda não aconteceu na cidade. O prefeito já havia prometido em evento realizado na Câmara Municipal que reabriria a Avenida Paulista e inauguraria a obra do Vale do Anhangabaú até o final de julho.
Deixe um comentário