sábado , 23 novembro 2024
DFNotícia

Covid: Ibaneis descarta novas restrições com chegada da variante Delta

33

O governador Ibaneis Rocha (MDB) descartou, nesta sexta-feira (30/7), a possibilidade de publicar novo decreto com medidas restritivas, devido à chegada da variante Delta da Covid-19 ao DF. “De maneira nenhuma. Nós temos uma análise de que a maioria das vacinas que estão no mercado conseguem combater também essa cepa que está chegando”, disse o chefe do Executivo local, durante agenda de inauguração do Terminal Rodoviário de Santa Maria.
A Secretaria de Saúde do DF monitora aproximadamente 54 casos de infecção pela cepa indiana no DF. Ao todo, quatro pessoas morreram em decorrência da contaminação pela nova variante do coronavírus. Na quinta-feira (29/7), a pasta distrital disse que investiga o caso de três profissionais e de um paciente menor de idade do Hospital da Criança José Alencar (HCB), que, de acordo com informações preliminares, foram infectados. O anúncio foi feito pelo secretário Osnei Okumoto durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.
“O que precisamos é ampliar a vacinação e tomar todos os cuidados necessários. Hoje, nós temos uma capacidade de atendimento no DF bem diferenciada. Conseguimos abrir três hospitais de campanha, com previsão de ficarem abertos até fim de setembro, e andamentos em curso para provisão de outros leitos. Temos capacidade de atendimento na rede pública, e estamos ampliando a vacinação. O caminho é esse. Todo cuidado é pouco, sempre”, disse Ibaneis.
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, também na coletiva de imprensa da quinta-feira, que houve aumento de internações de pacientes infectados por Covid-19 na faixa etária entre 30 e 39 anos. A informação foi divulgada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.
“Nos últimos 7 dias, em todas as faixas etárias, com exceção de uma, houve queda na ocupação. A única que houve aumento na ocupação, um aumento de 30%, foi na faixa etária de 30 e 39 anos”, disse.
“Gosto de frisar isso, porque é uma faixa etária que as pessoas estão mais na rua, uma faixa etária que as pessoas vão mais para balada, e é importante mostrar que essas pessoas estão sendo contaminadas e estão sendo internadas. Significa dizer que a Covid-19, que antes era restrita ao pessoal mais idoso, hoje não escolhe a faixa etária. A demonstração está aqui, quando a gente compara os últimos 7 dias”, continuou Rocha.
Pessoas a partir de 35 anos começaram a ser imunizadas contra a Covid-19 na quinta-feira. A nova faixa etária passou a ser contemplada após o DF receber 55,8 mil unidades da vacina Coronavac, sendo 27,9 mil para a primeira dose, e, na quarta-feira (28/7), 30.420 unidades da Pfizer, sendo 15.210 para a chamada D1.
O governador Ibaneis disse, nesta sexta, que o Ministério da Saúde informou que enviará 150 mil novas doses da vacina ao DF, já neste fim de semana. Com isso, a previsão de diminuir a faixa etária da campanha de imunização se torna uma realidade. Segundo o chefe do Executivo local, a expectativa é que pessoas a partir de 30 anos comecem a ser vacinadas já na semana que vem. (fonte:www.metropoles.com)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...

Notícia

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15) sobre...