Depois de participar da reunião do Fórum de Governadores, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, criticou duramente a proposta de reforma tributária enviada pelo governo ao Congresso. Para ele, a discussão do assunto está sendo feita de forma “atabalhoada” e prevê que o texto enviado pelo governo poderá causar um prejuízo para Estados e municípios de aproximadamente R$ 15 bilhões.
“Essa reforma tributária, na posição de todos os governadores e da minha, de forma muito especial, é uma reforma totalmente atabalhoada. Ela traz um prejuízo para Estados e municípios da ordem de R$15 bilhões. E ela não traz nada de simplificação da cobrança dos tributos. Ela é uma reforma muito ruim. Já tenho dito isso em várias oportunidades.
É inadmissível neste momento de retomada da economia, em que as despesas dos estados estão muito grandes”, defendeu. “Não traz nada de simplificação na cobrança dos tributos. É uma reforma muito ruim. Para Ibaneis Rocha (MDB), o problema está justamente em quem propôs a reforma: o ministro da Economia, Paulo Guedes. “É ruim por conta do Paulo Guedes, foi ele que encaminhou”, disse.
No caso dos tributos sobre consumo, Guedes acredita que seja melhor aprovar primeiro a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que unifica o PIS e a Cofins. Depois, segundo ele, poderiam ser incluídos o ICMS, estadual, e o ISS, dos municípios.
Deixe um comentário