domingo , 20 abril 2025
BrasilNotícia

Lote da Coronavac produzido em fábrica que não foi inspecionada é suspenso pela Anvisa

41

Um lote de 12,1 milhões de doses da vacina Coronavac fabricadas na China foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por ter sido envasado em um laboratório que não foi inspecionado pela agência brasileira. Segundo informações do jornal O Globo, o problema foi descoberto pelo Instituto Butantan e comunicado à agência reguladora na noite de sexta-feira. As vacinas já haviam sido distribuídas ao Plano Nacional de Imunização, mas não se sabe quantas doses já chegaram a ser aplicadas.
Segundo o ofício enviado pelo Butantan à Anvisa, e ao qual o jornal carioca teve acesso, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) foi produzido em uma fábrica certificada pela Anvisa, mas o envase ocorreu em outra unidade, que não tinha sido vistoriada. Assim, é impossível garantir que não haja contaminação ou erros na dosagem. A Anvisa chegou a buscar informações em bases de dados internacionais sobre esta segunda fábrica, mas não encontrou nenhum relatório que tenha sido produzido por alguma outra autoridade sanitária internacional que ateste a estrutura e as boas práticas no local.
O Butantan ainda avisou que estão a caminho do Brasil mais 9 milhões de doses da Coronavac produzidas nas mesmas circunstâncias, e pediu à Anvisa autorização excepcional para uso tanto deste novo lote quanto das vacinas já recebidas, alegando que técnicos do Butantan analisaram a documentação e constataram que não há risco para a população. (Com informações do O Globo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...