sábado , 19 abril 2025
DFNotícia

“É uma afronta aos Estados”, diz Ibaneis sobre projeto do ICMS

42

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), criticou a aprovação do Projeto de Lei Complementar 11/20, que altera a cobrança do ICMS dos combustíveis. Pelo texto-base, aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13), o valor do imposto cobrado pelos estados será definido a partir da média dos preços dos dois anos anteriores.

Atualmente, a apuração dos preços pelos estados é quinzenal. “Não é um projeto de diminuição do ICMS, é um projeto de penalização dos estados”, disse Ibaneis. “Mas o que o Congresso está fazendo é de forma inconstitucional, porque quem tem que reger a questão do ICMS são os estados, e não a União. É uma afronta aos estados e uma tentativa de burlar o que é realidade”, prosseguiu o governador do DF.

O projeto segue agora para análise do Senado. No entanto, os governadores pretendem barrar a tramitação. “Estão querendo transferir a responsabilidade para os estados, mas vamos barrar isso no Supremo Tribunal Federal”, disse Ibaneis. O chefe do Executivo local lembrou que, em 2022, o DF vai passar a aplicar a redução escalonada da alíquota.

Em setembro, a Câmara Legislativa (CLDF) aprovou a proposta do Executivo para que o ICMS cobrado no DF passe de 28% para 25% em três anos. “Fizemos a nossa parte”, ressaltou o governador. “A Petrobras, que é uma empresa pública, uma empresa do povo brasileiro, que vem constantemente gerando aumentos no combustível e no gás de cozinha.”

O último reajuste nos preços anunciados pela estatal foi na sexta-feira passada, de 7,2%. Mais cedo, nesta quinta, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro declarou que avalia privatizar a Petrobras. Ele acusou os governadores de aumentarem o preço do ICMS, que se refletiria no valor dos combustíveis. (fonte:noticias.r7.com)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...