A polícia da Suíça bloqueou com blocos de concreto a entrada do antigo restaurante Walliserkanne, que se recusou a checar certificados de vacina contra a Covid-19 dos clientes — o que é obrigatório pelas normas do país.
Os blocos foram instalados no domingo (31) porque o restaurante já tinha uma ordem desde a véspera para parar de servir clientes devido ao não cumprimento da verificação das vacinas.
Segundo a imprensa suíça, um dos donos chegou a ameaçar os policiais, dizendo que iria buscar uma arma. Ele e o sócio foram presos. A multa pode chegar a 10 mil francos suíços, equivalentes a quase R$ 61 mil.
Na Suíça, é obrigatório estar com a imunização contra o coronavírus em dia — ou apresentar um teste negativo ou um comprovante de que se recuperou da Covid — para acessar locais como esse.
O restaurante Walliserkanne fica na cidade turística de Zermatt, aos pés do pico Matterhorn, uma montanha mais conhecidas dos Alpes Suíços. O estabelecimento fechado existe desde o século XIX.
Covid na Suíça – De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, os casos na Suíça têm registrado um aumento e estão na casa dos 1,9 mil registros diários — valor ainda bem abaixo do pior momento da pandemia no país, há um ano, quando chegava a 8 mil diagnósticos por dia.
As mortes também caíram bastante, com a média móvel em torno de 8 óbitos por dia, valor muito inferior às mais de 90 registradas diariamente entre novembro e dezembro do ano passado.
Essa melhora pode ser, em parte, atribuída à vacinação: a Suíça tem cerca de 64% da população completamente imunizada contra o coronavírus. Porém, é um número ainda abaixo do ideal, o que justifica as recentes oscilações para cima nas médias móveis diárias de casos.
Deixe um comentário