sábado , 19 abril 2025
MundoNotícia

Com blocos de concreto, polícia fecha restaurante na Suíça que se recusou a checar vacinas dos clientes

38

A polícia da Suíça bloqueou com blocos de concreto a entrada do antigo restaurante Walliserkanne, que se recusou a checar certificados de vacina contra a Covid-19 dos clientes — o que é obrigatório pelas normas do país.
Os blocos foram instalados no domingo (31) porque o restaurante já tinha uma ordem desde a véspera para parar de servir clientes devido ao não cumprimento da verificação das vacinas.
Segundo a imprensa suíça, um dos donos chegou a ameaçar os policiais, dizendo que iria buscar uma arma. Ele e o sócio foram presos. A multa pode chegar a 10 mil francos suíços, equivalentes a quase R$ 61 mil.
Na Suíça, é obrigatório estar com a imunização contra o coronavírus em dia — ou apresentar um teste negativo ou um comprovante de que se recuperou da Covid — para acessar locais como esse.
O restaurante Walliserkanne fica na cidade turística de Zermatt, aos pés do pico Matterhorn, uma montanha mais conhecidas dos Alpes Suíços. O estabelecimento fechado existe desde o século XIX.
Covid na Suíça – De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, os casos na Suíça têm registrado um aumento e estão na casa dos 1,9 mil registros diários — valor ainda bem abaixo do pior momento da pandemia no país, há um ano, quando chegava a 8 mil diagnósticos por dia.
As mortes também caíram bastante, com a média móvel em torno de 8 óbitos por dia, valor muito inferior às mais de 90 registradas diariamente entre novembro e dezembro do ano passado.
Essa melhora pode ser, em parte, atribuída à vacinação: a Suíça tem cerca de 64% da população completamente imunizada contra o coronavírus. Porém, é um número ainda abaixo do ideal, o que justifica as recentes oscilações para cima nas médias móveis diárias de casos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...