Em entrevista à Agência Brasília , o governador do Distrito Federal destacou a importância do funcionalismo público do Distrito Federal e falou sobre concursos e nomeações.
“Foi graças ao empenho do servidor que o GDF não parou durante essa pandemia, mantendo serviços importantes para a população, ampliando e acelerando as obras públicas para ajudar a gerar empregos. O DF sente o valor dos servidores nesse momento difícil. Fiquei orgulhoso do empenho de todos”, disse Ibaneis.
De acordo com o governador, o processo seletivo por meio de concurso público é o meio mais justo de admissão de novos servidores.
“Premia quem se preparou melhor, o que ajuda a qualificar o corpo dos servidores público do GDF. Já temos um grupo de muito gabarito, pessoas qualificadas e que estão podendo se aperfeiçoar permanentemente com os cursos que são oferecidos. Quando a pessoa faz um concurso, mostra que quer entrar no serviço público; é uma questão de índole, de escolha pessoal, que se reflete em um trabalho mais dedicado, que é o que todos esperam.”
Prioridades – O governo do Distrito Federal consta com mais de 20 concursos DF previstos para 2022. Mas, ainda não é possível prever quais serão divulgados de forma imediata e quais ficarão para depois. Segundo ele, o momento é de definição de prioridades, já que diversos servidores já foram nomeados. Além disso, ele destacou que já há pedidos para novos concursos, além dos já autorizados. Mas não chegou a revelar quais e se serão autorizados de prontidão.
“Vamos nomear de acordo com a necessidade, sempre respeitando o limite prudencial determinado pela lei. Esta semana mesmo estamos nomeando 118 servidores para a Secretaria de Desenvolvimento Social. Recentemente, nomeamos mais de 396 servidores para a Saúde. Outras nomeações virão. Sobre concurso, estamos analisando as necessidades; já há pedidos, e estamos estudando o que será feito, definindo prioridades.”
Ele ainda explicou que as nomeaçãoes que já foram feitas proporcionaram a recomposição de diversas carreiras. Além disso, enfatizou que segue tendo a certeza de que é importante contar com servidores bem preparados em todos os postos e promete: “Ainda teremos mais nomeações este ano, até que todas as carreiras sejam recompostas, porque o cidadão merece um serviço público de qualidade.”
Na lista de órgãos que podem ser contemplados com novo concurso estão Polícia Civil, Detran, Controladoria e Defensoria Pública como principais destaques.
O texto é dividido em 11.644 vagas para provimento e 4.023 para criação. Das vagas para provimento, são:
Poder Executivo: 11.532 provimentos;
Poder Legislativo: 112 provimentos.
As vagas para provimentos são aquelas oriundas de cargos vagos, que já estão disponíveis para serem preenchidas pelo órgão – seja por meio de novo concurso ou nomeação de editais em andamento.
Deixe um comentário