domingo , 20 abril 2025
DFNotícia

Ibaneis Rocha confirma planos de lançar concurso para a PMDF

43
Ibaneis anuncia curso de formação da PMDF para dezembro

O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou a intenção de lançar concurso para Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (16/12), durante o lançamento da pedra fundamental da nova sede do Batalhão da Polícia Militar em Planaltina (14º BPM). O tropa calcula um déficit de 4 mil profissionais.
Segundo o emedebista, o concurso será lançado após a convocação das turmas dos cursos de formação dos candidatos aprovados no último certame. “A partir do momento que a gente chamar a última turma, o concurso vai ser lançado imediatamente”, cravou.
Segundo o governador, por conta da Reforma da Previdência, muitos policiais se aposentaram. De acordo com o governo, a PMDF tem atualmente 11 mil policiais. No entanto, a tropa precisa de, no mínimo, 15 mil profissionais.
Ibaneis destacou que a Academia da PMDF tem trabalhado em horário integral. “Nem durante a pandemia a gente parou os cursos de formação da PMDF”, ressaltou.
De acordo com o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, uma nova turma do curso de formação de praças, com 750 integrantes, terá início em 27 de dezembro. Em fevereiro de 2022, a academia deverá dar início uma turma de oficiais.
“Fora isso, vai ficar ainda pendente, cerca de 500 aprovados para uma nova convocação, que pode acontecer no o ano que vem ou nos anos posteriores”, explicou o comandante.
Durante o lançamento da pedra fundamental, o líder do governo na CLDF, deputado distrital Hermeto (MDB), destacou as sucessivas reduções de interstício para a promoção da PMDF. A próxima está prevista para este mês de dezembro.
Junto com o comando da PMDF e o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, Hermeto trabalha na redação de uma proposta de reestruturação da carreira dos policiais militares. O texto ainda está em construção e o governo avalia a viabilidade técnica e orçamentária da proposta, especialmente o impacto financeiro.
“Tem que saber primeiro se comporta o Fundo Constitucional a reestruturação. Tendo possibilidade, a gente faz”, comentou o governador Ibaneis. Neste caso, a proposta deve ser enviada ainda para avaliação do Palácio do Planalto e depende do aval do presidente da República para de fato sair do papel. (As informações são do Metrópoles)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...