sexta-feira , 22 novembro 2024
BrasilNotíciaPolítica

Deputados articulam CPI contra Moro por contratos com Alvarez & Marsal

19
www.brasil247.com - Paulo Teixeira e Sergio Moro

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) irá recolher assinaturas para que a Câmara dos Deputados instale uma CPI com o objetivo de investigar um suposto “conflito de interesses” na atuação do ex-juiz Sergio Moro –  que foi declarado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e destruiu 4,4 milhões de empregos, segundo o Dieese – junto a empresa de consultoria estadunidense Alvarez & Marsal. 

De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, “a base da investigação serão os relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU), que investiga o caso.O tribunal analisa se atos de Moro como juiz fragilizaram a situação econômica de empreiteiras e, alguns anos depois, ele foi trabalhar justamente na companhia responsável pela recuperação judicial da maioria delas”.

A CPI precisa da assinatura de 171 deputados para ser instalada e Teixeira diz que somente os deputados de esquerda somariam mais de 140 apoios. As 30 assinaturas restantes teriam que ser discutidas com parlamentares de outras bases, que também veem o ex-juiz como um adversário em função de sua atuação política quando estava à frente dos processos  da operação Lava Jato . 

“Todas as empresas que Moro quebrou estão sendo recuperadas pela Alvarez & Marsal a peso de ouro. É preciso investigar o conflito de interesses”, disse o parlamentar. Até o momento Alvarez & Marsal já recebeu R$ 42 milhões de companhias que foram alvos da Lava Jato. 

Em um documento enviado ao Tribunal de Contas da União, a empresa de consultoria informou que 75% de todos os honorários que recebe no Brasil são provenientes de empresas investigadas pela Lava Jato.  

Na quinta-feira (20), após o Tribunal de Contas da União (TCU), através do ministro Bruno Dantas, determinar a retirada do sigilo dos documentos relacionados ao salário de Moro, o líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), solicitou formalmente que o TCU compartilhe o processo que investiga Moro e antecipou que o partido avaliava a abertura de uma CPI para investigar a ligação de Moro com a Alvarez & Marçal. (fonte:www.brasil247.com)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...