domingo , 20 abril 2025
MundoNotícia

Na Inglaterra, máscara e passe da Covid-19 não são mais obrigatórios

33
Pessoas viajam no metrô com máscaras na linha Bakerloo do metrô de Londres, na Inglaterra, em 4 de outubro de 2021 — Foto: Matt Dunham/AP

A Inglaterra abandonou, nesta quinta-feira (27), quase todas as últimas restrições impostas contra a variante ômicron do coronavírus, com um governo esperançoso de que a população conviva com a Covid-19.

Esta liberdade chega em bom momento para o primeiro-ministro Boris Johnson, mais do que nunca enfraquecido à frente do governo pelo escândalo das festas em Downing Street que violaram as regras durante a pandemia.

Ele comemorou no Twitter a nova etapa, alertando, porém, que “a pandemia não acabou”: “Todos devem permanecer cuidadosos, e peço a todos aqueles que ainda não receberam a vacina que se manifestem”.

Depois de retirar, há uma semana, a recomendação de trabalhar em casa, a Inglaterra se livra agora de outras restrições – entre as mais leves da Europa – introduzidas em dezembro diante da onda de casos da ômicron: obrigação de usar máscara em ambientes fechados ou locais públicos e passaporte de vacinação para eventos com grande público.

O governo também anunciou que os moradores de casas de repouso – 86,5% dos quais receberam a dose de reforço da vacina – poderão receber um número ilimitado de visitantes a partir de segunda-feira. Se testarem positivo para coronavírus, terão que se isolar por menos tempo.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou que continuará sendo obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos da capital. Algumas cadeias de supermercados como Sainsbury’s, Waitrose ou Morrisons também pedem aos seus clientes que sigam a medida.

“Parece que estamos de volta a Londres como antes”, comemorava Elizabeth Hynes, de 71 anos, entrevistada pela AFP no centro da capital britânica. “É agora que nos damos conta do quanto sentíamos falta do teatro e dos shows”. “As coisas precisam voltar ao normal”, acrescenta. (com informações do G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...