domingo , 13 abril 2025
BrasilNotícia

Bolsonaro recua e assina distribuição gratuita de absorventes

37
Após veto, Bolsonaro recua e anuncia distribuição gratuita de absorventes |  Jornal Nacional | G1

Depois de ter vetado o projeto que previa a distribuição gratuita de absorventes no ano passado, ontem o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto criando um programa de proteção e promoção da saúde menstrual que deve beneficiar TRÊS MILHÕES E SEISCENTAS MIL MULHERES em situação de vulnerabilidade social, como as em situação de rua,  jovens que cumprem medida socioeducativa e as matriculadas em instituições contempladas pelo programa Saúde nas Escolas e que recebem o Auxílio Brasil.

A assinatura aconteceu na cerimônia intitulada “Brasil pra elas, por elas, com elas”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Nela, o presidente falou que as mulheres jamais fariam guerra, em referência ao conflito entre Rússia e Ucrânia, e voltou a ter falas polêmicas sobre as mulheres. Ao relembrar uma história com a mãe, disse que as mulheres estão praticamente integradas à sociedade.

Ainda sobre o dia 8 de março, ontem tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado aprovaram projetos com foco nas mulheres. A Câmara aprovou o projeto que retira exigência de autorização do marido para que mulher faça laqueadura e ainda permite que o procedimento seja feito durante a cirurgia do parto. Antes, as mulheres casadas precisavam da autorização do cônjuge. O mesmo projeto prevê que os homens também podem fazer laqueadura sem autorização da esposa. O texto segue para o Senado, que aprovou ontem o projeto que cria a Lei dos Direitos da Mãe Solo, que permite que mães sozinhas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais tenham direito a receber o valor dobrado de benefícios assistenciais, também que elas tenham atendimento prioritário no preenchimento de vagas na escola pública de educação infantil. O texto ainda estabelece percentuais mínimos de reserva de vagas para mães solo em empresas com mais de 100 empregados. Este projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...