sábado , 12 abril 2025
BrasilPolítica

Fertilizantes: Governo defende mineração em terras indígenas por causa de efeitos da guerra

38
Bolsonaro usa guerra como alegação para defender mineração em terra indígena

O governo Bolsonaro está usando a guerra na Ucrânia como pretexto para acelerar a votação de um projeto que libera a mineração em terras indígenas. Desde a semana passada, o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, reúne assinaturas para tentar incluir na pauta a urgência da análise de um projeto apresentado em 2020 e que, em linhas gerais, permite que o presidente da República apresente projetos de exploração mineral em terras indígenas mesmo com manifestação contrária dos povos afetados e que a mineração comece provisoriamente mesmo sem autorização final do Parlamento.
Os que defendem o projeto avaliam os possíveis impactos na agricultura no Brasil por conta da dependência de fertilizantes vindos da Rússia. O próprio presidente Jair Bolsonaro tem usado esse argumento, que cresce no cenário em que o líder russo, Vladimir Putin, afirmou que vai limitar o comércio de matérias primas russas até o final deste ano em resposta a uma mais uma sanção que recebeu por ter invadido a Ucrânia. Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que não vai mais importar petróleo e gás natural da Rússia. Putin vai retaliar e deve publicar nos próximos dias uma lista com os produtos que não serão mais comercializados aos outros países. Importante destacar que o Brasil não deve constar na lista, mas pode ser afetado com empresas de transporte que param de atender à Russia.

Voltando à questão do projeto, os contrários à mineração em terras indígenas avaliam que a liberação faz parte de um “pacote de destruição”, no qual também está o projeto que facilita a liberação do uso de agrotóxicos. Contra esse pacote será realizada uma manifestação hoje, em frente ao Congresso Nacional, encabeçada por artistas, entre eles, Caetano Veloso.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Projeto exige acessibilidade e soluções sustentáveis em obras de prédios públicos

Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja...

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Política

Senado aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Medida é recomendação da OCDE e começará em 2025; texto vai sanção...