A Anvisa explica ainda que nem todos os produtos com Losartana de todas as marcas possuem o risco. “Até o momento, os recolhimentos publicados são uma medida de precaução iniciada pelas próprias empresas, pois não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessa medicação”, disse a Anvisa.
A recomendação é de que quem utiliza o Losartana não deve interromper o tratamento. Segundo a farmacêutica Sanofi Medley, que está recolhendo o produto no Brasil, parar o uso pode trazer riscos para o paciente. Então, nesse caso é preciso procurar um médico para avaliar a situação. A Sociedade Brasileira de Cardiologia disse em nota que “não foram relatados problemas semelhantes em outros medicamentos pertencentes à classe de bloqueadores dos receptores de angiotensina em nosso país, ou mesmo de losartana em monoterapia ou combinação por outras indústrias farmacêuticas”.
Serão recolhidos os seguintes remédios com Losartana da Sanofi Medley:
Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg
Valtrian® 50mg
100mg (losartana potássica) comprimidos
Pacientes que tiverem qualquer medicamento com Losartana em casa devem entrar em contato com o SAC da Medley por meio do telefone 0800-703-0014 (segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00) para que um representante da empresa faça a coleta.
Deixe um comentário