O Ministério da Economia anunciou ontem que deve zerar, até o final deste ano, o imposto de importação cobrado sobre o álcool combustível e seis alimentos: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar cristal e óleo de soja.
A medida depende de publicação para passar a valer e pretende diminuir em até 20 centavos o preço nas bombas e conter a alta do valor de produtos que pesam na cesta básica. Esta é mais uma tentativa de reduzir o preço ao consumidor, o que não tem acontecido mesmo com a aprovação de outras propostas, como a lei recém sancionada e que unificou a cobrança do ICMS em todo o Brasil. Este será, inclusive, um dos assuntos principais tratados na reunião que acontece daqui a pouco no Fórum de Governadores em Brasília. Segundo os governadores, a lei traz um grande impacto na arrecadação dos estados sem ter efeito real no preço dos combustíveis.
Ainda sobre a questão dos combustíveis, o governo federal também estuda baixar outros impostos, mas espera o julgamento do TSE se isso pode ser feito em ano eleitoral, sem se configurar como crime.
Deixe um comentário