O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, respondeu ontem às críticas que recebeu do ex-presidente Lula quanto a forma que conduz as discussões dentro do Parlamento. Lula criticou a proposta de mudança do presidencialismo para o semipresidencialismo no Brasil, que é defendida pelo presidente da Câmara. Em linhas gerais, o semipresidencialismo diminui os poderes do presidente da República, colocando a figura de um primeiro ministro que fica responsável por articular com o Congresso Nacional. Caso haja insatisfação da população, o primeiro-ministro pode ser trocado com mais facilidade.
Lula insinuou que Lira quer governar o país e o comparou Lira ao imperador do Japão.
Lira disse que esse tipo de comparação mostra falta de conhecimento de política externa e que trata-se de ma fé, uma vez que a proposta prevê a implantação do semipresidencialismo em 2030.
Lira ainda falou que Lula não pode querer pautar o que o Congresso discute. Esta critica de Lula contra Lira ocorreu no evento que confirmou o apoio do partido Solidariedade à pré-candidatura do petista ao Palácio do Planalto.
Deixe um comentário