domingo , 13 abril 2025
BrasilEconomiaPolítica

Bolsonaro, responsável pela política de preços dos combustíveis, ataca e culpa a Petrobrás

34

Novo alvo de Jair Bolsonaro para se livrar da responsabilidade sobre a alta no preço dos combustíveis é mirar a estatal: “eles têm uma legislação completamente própria”

Responsável pela política de preços de combustíveis atrelada ao dólar, Jair Bolsonaro voltou a usar sua nova tática para se desvencilhar da culpa: atacar a Petrobrás. Em discurso na Feira Nacional da Soja, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, ele culpou a estatal pelos reajustes na gasolina e disse que o lucro da empresa ‘não se justifica’.

“Esta semana vocês estão conhecendo um pouco mais do que é a Petrobras aqui no Brasil. Temos nichos, temos redutos ainda em nosso governo espalhados por todo o Brasil que não entenderam que todos nós estamos no mesmo barco. Eles sabem que o Brasil não aguenta mais o reajuste de combustível numa empresa que fatura dezenas de bilhões de reais por ano às custas do nosso povo brasileiro”, discursou, conforme matéria do G1. .

Nesta semana, Bolsonaro já havia dito em sua live nas redes sociais que o lucro da estatal era “abusivo”, “um crime” e “um estupro”. Neste sábado, foi no mesmo tom: “Vocês devem estar sabendo o que eu falei na live, né? Tinha um sentimento de que ia ter novo reajuste no preço. Isso é injustificável pelos números da Petrobrás. A Petrobrás não está numa situação de ser independente do Brasil”.

Ele citou que outras petrolíferas do mundo baixaram a margem de lucro para enfrentar a crise com a guerra na Ucrânia, e que espera o mesmo da estatal brasileira. “A Petrobras é diferente. A Petrobras tem um lucro 100% maior que a próxima grande petrolífera do mundo. Não justifica isso daí. Não tem interferência, eles têm uma legislação completamente própria”, afirmou.

E indicou que os petardos contra a empresa vão continuar em seus próximos discursos: “Quero revelar pra vocês, nos próximos dias, quem são os acionistas da Petrobras: fundos de pensão. Nada contra. Nós estamos bancando aposentadorias para gente de fora do Brasil, e polpudas aposentadorias”. (Fonte: Brasil 247)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Projeto exige acessibilidade e soluções sustentáveis em obras de prédios públicos

Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja...

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Economia

Dólar alto exigirá mais cautela das empresas pelos próximos meses, alerta FecomercioSP

Pacote fiscal insuficiente e política de expansão de gastos impedem melhora do...