domingo , 13 abril 2025
DFNotícia

Ibaneis toma posse como membro do Instituto dos Advogados Brasileiros

36
Ibaneis assume como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros -  Jornal da 2CNews

Cerimônia que homenageou o governador foi realizada na tarde desta segunda-feira (16/5), em Brasília, no Salão Nobre do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse, na tarde desta segunda-feira (16/5), como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A cerimônia que homenageou o chefe do Executivo ocorreu em Brasília, no Salão Nobre do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, estiveram presentes diversos conselheiros, representantes e membros da Ordem.
Ao ler o termo de posse, Ibaneis prometeu que vai cumprir os deveres de membro do Instituto e contribuir para a realização de seus objetivos “através do estudo do Direito, da difusão dos conhecimentos jurídicos e do culto à Justiça”. Em seu discurso, o governador disse que está honrado em integrar o quadro do IAB e também agradeceu pelas passagens que teve na OAB. Ibaneis já ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da OAB-DF, de Secretário-Geral da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB, de diretor do conselho federal da Ordem, e de corregedor-geral da entidade.
“Acho que faltava sim esse meu ingresso no quadro do IAB, e isso confirma toda a paixão que eu tenho pela advocacia, e que vou continuar tendo durante muitos anos”, afirmou o governador do DF. “A OAB nos dá muitos desafios, mas nos honra com muitas amizades. Acho que isso tudo faz parte da minha formação pessoal, e contribui com o governo o fato de ser advogado e de encarar os problemas de uma forma mais natural, até porque fomos criados dentro das adversidades. Tem facilitado muito minha vida como governador do DF”, acrescentou Ibaneis.
No evento, o governador também foi homenageado com discursos da ex-presidente da IAB, Rita Cortez, do atual presidente da entidade, Sidney Sanches, do presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, e do representante Institucional do IAB em Alagoas, Paulo Nicholas. “Além de todos seus títulos, Ibaneis é um homem de ordem, tem uma história e trajetória de ordem que é impecável, admirável e notável. Ele leva exatamente a pauta da advocacia para a governança do Distrito Federal”, disse a ex-presidente do Instituto, Rita Cortez.
Já o representante Institucional do IAB em Alagoas, Paulo Nicholas, lembrou que Ibaneis é o primeiro governador do DF que nasceu na capital federal. “Ele é um dos advogados mais sagazes e brilhantes que tive o privilégio de conhecer e de poder conviver. E apesar de não parecer, é uma das pessoas mais acolhedoras, carinhosas, atenciosas e solidárias que conheci na minha vida”, disse Paulo Nicholas.
Criado por ato oficial em agosto de 1843, há mais de 170 anos, o IAB foi a entidade responsável pela criação da OAB. No período imperial, o Instituto era um órgão governamental, consultado pelo Imperador, por seus auxiliares diretos e pelos Tribunais para auxiliar em decisões judiciais. Hoje, o IAB dedica-se ao estudo do direito e à difusão dos conhecimentos jurídicos, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino da pesquisa. (fonte:correiobraziliense.com.br)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...