Segundo levantamento divulgado ontem pelo Datafolha, o ex-presidente Lula, pré-candidato do PT à Presidência, lidera as intenções de voto no primeiro turno com 48%. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tem 27%.
Ciro Gomes (PDT) tem 7% da preferência. Os demais candidatos atingem no máximo 2%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha sem Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB), que deixaram a disputa.
Com essa previsão, Lula seria eleito no primeiro turno, já que são considerados apenas os votos válidos, sem os brancos e nulos. De acordo com a legislação eleitoral brasileira, um candidato vence no primeiro turno se ele obtiver um percentual maior que a soma de todos os demais candidatos. De acordo com a pesquisa, Lula tem agora 48%. E os demais candidatos, incluído Jair Bolsonaro, somam 40%.
A disparidade com pesquisas anteriores foi evidenciada e os bolsonaristas usaram as redes sociais para ironizar os números. O ministro das Comunicações, Fábio Farias, abriu até uma enquete perguntando em quem os seguidores mais acreditam, se em papai noel, duende, Pinóquio ou Datafolha. E o filho do presidente Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, fez várias postagens mostrando Bolsonaro com apoiadores e escreveu assim: “PESQUISA DATANARO: o ex-presidiário tem 99% das intenções de voto de quem trabalha no DataFolha”.
O presidente Jair Bolsonaro ainda não comentou. Ontem, por conta de uma viagem, ele transferiu a live que faz normalmente às quintas-feiras para hoje.
Deixe um comentário