Ao mesmo tempo em que a tecnologia e as redes sociais democratizaram o acesso à informação e facilitaram a livre expressão, o declínio da democracia no mundo faz com que somente 15% — ou 1 em cada 7 — das pessoas do planeta desfrutem de liberdade de expressão, segundo relatório da ONG britânica Artigo 19 divulgado nesta quinta-feira em Londres, que destaca o Brasil como um dos países em situação problemática.
“Da Rússia a Mianmar, da Etiópia ao Brasil, governantes autoritários como Vladimir Putin, Jair Bolsonaro e Narendra Modi continuam a aumentar o controle sobre o que vemos, ouvimos e dizemos”, alerta o relatório, publicado simultaneamente ao índice regional da Sociedade Interamericana de Imprensa, que apontou o Brasil como um dos países em que a liberdade é uma das mais restritas nas Américas.
Globalmente, os dados do relatório mostram que a liberdade de expressão diminuiu significativamente desde 2011. Segundo o documento, 80% da população global vive com menos liberdade de expressão do que há uma década.
Deixe um comentário