sábado , 23 novembro 2024
MundoPolítica

Partido governista no Japão garante ampla vitória em eleições após assassinato de Abe

31

O partido que governa o Japão e seus aliados obtiveram nas eleições para o Senado deste domingo (10) votos suficientes para formar uma ampla maioria, dois dias após o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe durante um evento de campanha.

O Partido Liberal Democrata (PLD), que governa o país e ao qual Abe pertencia, e o partido Komeito, seu aliado, reforçaram seu domínio com mais de 75 das 125 cadeiras da Câmara Alta, de acordo com a imprensa japonesa.

Os dois partidos fazem parte do que agora é uma supermaioria de dois terços dispostos a alterar a Constituição pacifista do país e fortalecer seu papel militar a nível global, um objetivo de longa data de Abe. Mesmo antes do assassinato que chocou o país, o PLD e Komeito avançavam para fortalecer sua maioria.

“Acho importante que as eleições tenham sido realizadas normalmente”, disse o atual primeiro-ministro Fumio Kishida, acrescentando que vai focar seu mandato na covid, na Ucrânia e na inflação.

O assassinato do ex-premiê na sexta-feira ofuscou a votação, mas o chefe de Governo e sucessor de Abe, Fumio Kishida, insistiu que o choque provocado pelo crime não iria interromper o processo democrático.

Admitindo a derrota, Kenta Izumi, líder do opositor Partido Democrático Constitucional, que deve perder vários assentos, disse que estava claro que “os eleitores não queriam mudar”, segundo a Kyodo News. A taxa de participação nas eleições foi de 52%, segundo os últimos dados disponíveis na manhã de segunda-feira. . (Com informações do g1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...

Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que permite ao Congresso suspender decisão do Supremo

A proposta altera a Constituição e ainda precisa ser analisada por uma...