Levantamento mostra que segmentos adeptos a franquias geraram mais de 1 milhão de empregos diretos no Brasil entre os três primeiros meses de 2021 e o mesmo intervalo de tempo de 2022
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que o setor de franquias apresentou aumento de 8,8% de faturamento no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, o que demonstra uma recuperação do setor após os efeitos da pandemia de Covid-19.
O levantamento foi realizado entre os dias 5 de abril e 6 de maio e avaliou franquias nos segmentos de alimentação, serviços educacionais, casa e construção, informática e eletrônicos, serviços automotivos, entretenimento e lazer, hotelaria e turismo, moda e saúde, beleza e bem estar etc.
Ainda segundo o balanço, os setores de franquias gerou 1.417.529 empregos diretos por todo o Brasil durante esse período. O salto de novas operações passou de 3,3% nos primeiros três meses do ano de 2021 para 4,0%, em 2022. Em relação as operações encerradas, o aumento foi de 1,4% para 2,2% e o salto trimestral foi de 1,8% neste ano contra 1,4% no ano passado. Já as operações repassadas subiram 0,3%.
Entre os segmentos que apresentam maiores aumentos está o de saúde, beleza e bem estar que registrou mais de 40 mil franquias em funcionamento no primeiro trimestre 2022. Esse é o caso do Mandarin SPA Urbano, que disponibiliza franquias para empresários de todo o Brasil e visa investimentos fora do país.
Deixe um comentário