domingo , 24 novembro 2024
BrasilPolítica

ELEIÇÕES 2022: Direito de resposta é obrigatório a partir de amanhã (20/07)

23

A partir desta quarta-feira, 20 de julho, serão assegurados o direito de resposta aos candidatos ou candidatas, partidos políticos e coligações. Muito presente em ano eleitoral o direito a resposta é um pilar importante do jornalismo e de resguardo à democracia. Vale ressaltar que uma eventual ofensa que dê causa à invocação do direito de resposta pode vir de qualquer cidadão, candidato ou não, político ou não, “comum” ou não.

O calendário eleitoral vai ganhando contornos no dia a dia da gente, à medida que as Eleições 2022 avançam rumos às urnas eletrônicas (sim, e-le-trô-ni-cas-!). Comunicadores têm grandes tarefas reservadas para com o resguardo à democracia. Uma delas reside num pilar importante ao jornalismo e às garantias individuais: o direito de resposta. 

A partir desta quarta-feira, 20 de julho, é assegurado o exercício do direito de resposta à candidata, ao candidato, ao partido político, à federação de partidos ou à coligação atingidos(as), ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social (Lei nº 9.504/1997, arts. 6º-A e 58, caput, Lei nº 9.096/1995, art. 11-A, caput e § 8º e Res.-TSE nº 23.608/19, art. 31).

Falamos aqui sobre o papel do comunicador no resguardo desse direito, o de resposta àquele que se sente ofendido por alguma declaração ou opinião veiculada na imprensa. Mas não custa lembrar o óbvio: uma eventual ofensa que dê causa à invocação do direito de resposta pode vir de qualquer cidadão, candidato ou não, político ou não, “comum” ou não.

Nesse momento é importante que todos tenham bom senso e urbanidade ao se posicionar sobre o pleito que se avizinha. É natural os ânimos mais exaltados em várias rodas, ambientes, redes sociais, grupos, até mesmo famílias. Cabe a cada um ter uma conduta de retidão moral e respeito ao expressar opiniões, inclusive na discordância.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...