sábado , 23 novembro 2024
BrasilPolítica

DEPUTADO QUE FILIOU MORO DEFENDE APOIO ATÉ A LULA PARA SALVAR DEMOCRACIA

22

Em 31 de março, em uma jogada arriscada, o ex-ministro Sergio Moro trocou o Podemos pelo União Brasil. Ele podia não saber, mas morria ali o seu projeto de concorrer à Presidência em 2022. Responsável pelo convite a Moro e por abonar sua ficha de filiação, o deputado Junior Bozzella (União-SP) defende que todas as forças democráticas, inclusive o ex-juiz da Lava Jato, unam-se em torno de candidatura única para derrotar o presidente Jair Bolsonaro e evitar um golpe de Estado.

Lavajatista declarado, Bozzella afirma, em entrevista ao Congresso em Foco, que não há espaço para terceira via e que Lula, líder nas pesquisas, é o caminho mais viável para derrotar Bolsonaro e salvar a democracia. Para ele, é preciso deixar de lado as convicções ideológicas, neste momento, para impedir a ruptura institucional.

“A gente não pode ficar com demagogia barata. Nem Lula nem Bolsonaro? Vai ser o Espírito Santo?”, questiona. “Lula é o mais bem posicionado. É mais fácil ganhar do Bolsonaro com Lula. Não defendo que o partido apoie Lula, mas que as forças democráticas se juntem e freiem o golpe em curso”, ressalta.

Bozzella reconhece que, para Moro, apoiar uma candidatura de Lula, seu principal inimigo político, seria “um pouco mais complicado do que para os outros”. Mesmo assim, pondera o deputado, o ex-juiz não pode se omitir caso a “escalada do autoritarismo” de Bolsonaro avance nos atos convocados pelo presidente para 7 de Setembro, feriado da Independência.

“O 7 de Setembro representará a escalada. Ele [Bolsonaro] está dando senha para o golpe. Ele quer que as pessoas peguem em armas. Vai acirrar ainda mais os ânimos”, avalia o parlamentar, que é vice-líder do União Brasil na Câmara e vice-presidente do diretório paulista do partido.

“Nunca votei no PT ou no Lula. Sou lavajatista, trouxe o Moro para o partido. Mas há momentos em que temos de fazer uma análise por causa da defesa da democracia. Se a natureza não apresentar alternativa, a política vai ter de encontrar. Esse deve ser o nosso esforço”, considera.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...