domingo , 24 novembro 2024
BrasilPolítica

Lula agradece piauienses por “retomada” da bandeira em Teresina

26

Ex-presidente disse que ficou emocionado ao ver bandeiras gigantes do Brasil e do Piauí sendo abertas pelo público em evento nesta 4ª

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou seu discurso na noite desta quarta-feira, 3, no ato Vamos Juntos Pelo Brasil e Pelo Piauí, em Teresina (PI), agradecendo ao povo piauiense. No início do evento, a multidão que estava diante do palco abriu duas enormes bandeiras, uma do Brasil e uma do Piauí, enquanto os hinos nacional e piauiense eram cantados.

“A minha emoção maior foi uma coisa que vocês fizeram aqui. O povo do Piauí, hoje, deu uma demonstração de grandeza porque vocês recuperaram a bandeira nacional para o povo brasileiro. Essa apresentação de vocês da bandeira do Brasil e da bandeira do Piauí, demonstra que nós não vamos permitir que esse genocida (…) possa se apoderar da bandeira brasileira, porque a bandeira brasileira é do povo brasileiro”, declarou ele.

Lula também falou da viagem que fez ao Piauí em 1980, durante o processo da fundação do PT, e que a trajetória do partido permitiu que ele chegasse a lugares inéditos. Como eleger um operário para a presidência e Regina Sousa, uma quebradora de côco que virou professora de francês e hoje é a governadora do estado.

“Somente um partido criado da fábrica para a sociedade é capaz de ter uma quebradeira de coco governadora do estado do Piauí e um torneiro mecânico presidente do Brasil. Isso é anormal porque na escrita da sociologia política isso não era previsto, porque trabalhador de fábrica não nasceu para ser presidente, nasceu para trabalhar, isso era o que a elite dizia para nós”, recordou.

O ex-presidente ressaltou que, quando foi eleito pela primeira vez, em 2002, o Piauí era considerado o estado mais pobre do Brasil, algo que mudou ao longo dos 16 anos dos quatro mandatos de Wellington Dias e agora “este Piauí é um dos estados mais extraordinários desse Brasil”.

No fim do evento, após o discurso de Lula, o ex-governador reuniu os presentes no palco para rezar o “Pai Nosso” antes do encerramento oficial. “Agora nós vamos fazer uma oração, aqui nós temos uma tradição de agradecer a quem comanda tudo”, disse Wellington.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...