sexta-feira , 18 abril 2025
BrasilPolítica

Meirelles declara apoio e elogia gestão de Lula: tranquilidade e confiança

40

O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ressaltou nesta manhã (19/09), em São Paulo (SP), os legados econômicos dos governos Lula e afirmou que o que interessa à população é renda, emprego e melhora de vida. Meirelles declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, da Coligação Brasil da Esperança, ao lado de outros sete presidenciáveis em eleições anteriores.

“O que interessa é renda, emprego, padrão de vida para a população, e mostrar quem faz, quem realiza. Essa história de falatório pode impressionar muita gente, mas eu acredito em fatos. Eu olho e vejo os resultados do Governo Lula, por isso estou aqui, com tranquilidade e confiança, por que eu sei o que funciona e o que pode funcionar no Brasil”, declarou Meirelles.

O ex-presidente do Banco Central destacou que analisa fatos e que a política é fundamental. “Na minha vida pessoal e profissional eu sempre me baseei em fatos. Eu acho as opiniões importantes e a política fundamental pois define a vida, em última análise, de todos nós”, completou.

Meirelles elencou os feitos no Governo Lula para justificar seu apoio, como a criação de milhões de empregos, a retirada de milhões de pessoas da pobreza, tirando o país do Mapa da Fome, o “impressionante” crescimento médio da economia de cerca de 4% ao ano, o pagamento da dívida do Brasil em relação ao Fundo Monetário Internacional (FMI), além de ter enfrentando a crise de 2008 de maneira certeira.

“Chegamos a dever 30 bilhões de dólares ao FMI. Pois bem, eu tive a satisfação, enquanto presidente do Banco Central, de assinar o cheque pagando e dando adeus ao FMI, quando o Brasil decretou sua independência financeira e pode fazer aquilo que julgava necessários. Quando o Lula saiu do governo nós deixamos 300 bilhões de dólares em reservas internacionais”, disse.

As reservas internacionais, pontuou Meirelles, deram condições para o Brasil enfrentar situações difíceis na última década e podem servir como base da crise atual.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Projeto exige acessibilidade e soluções sustentáveis em obras de prédios públicos

Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja...

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Política

Senado aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Medida é recomendação da OCDE e começará em 2025; texto vai sanção...