sábado , 23 novembro 2024
BrasilSaúde

Urologia: do preconceito ao tratamento 

29

Médico urologista desmistifica os cuidados obrigatórios para o homem

Geralmente, os homens só vão ao médico quando estão seriamente adoentados. Esse preconceito, mesclado com uma certa ignorância, leva a uma incidência maior de doenças que poderiam ser evitadas com acompanhamento. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca foram ao urologista. O médico urologista do Sistema Hapvida-GO, Dr. João Carlos Neto, alerta que essa visita, além da proposta, o especialista pode acompanhar os órgãos reprodutores masculinos e tratar o sistema urinário das mulheres e dos homens.

Segundo a pesquisa da SBU, entre os principais motivos citados pelos entrevistados estavam o medo e a falta de tempo. Além disso, grande parte dos homens acham que o urologista deve ser procurado apenas em casos de problemas sexuais, o que não é verdade. Dr. João Carlos, observa que só com conscientização podemos mudar esse panorama. As mulheres desde jovens estão acostumadas a irem ao ginecologista. Precisamos além de esclarecer para a população a função do urologista, trazendo todas as suas áreas de cuidado. Somente na próstata, além do câncer, existem inúmeros outras patologias que podem ser tratadas pelo especialista.

Os homens devem ir ao urologista pelo menos uma vez ao ano para que sejam realizados exames de prevenção. A SBU esclarece que, além da próstata, ele é responsável por tratar órgãos como rins, bexiga, uretra, testículos, pênis, próstata, glândulas adrenais e epidídimo, que é um ducto que coleta e armazena os espermatozoides. Diversos desses, exigem um acompanhamento desde cedo, sobre a idade certa da consulta, Dr. João Carlos esclarece que não existe. 

Depois dos 40 anos, precisamos ficar atentos à próstata, mas antes disso o homem precisa tomar cuidados, por exemplo, com a fimose. Que atinge diversos brasileiros e pode causar diversas repercussões futuras, até infecções. Outra atenção é o contexto familiar, pessoas que têm histórico de doenças precisam fazer consultas regulares, afirma o médico do Sistema Hapvida.

Fora os casos já mencionados, os homens devem procurar a ajuda de um médico urologista toda vez que sentirem algum desconforto ou qualquer alteração que possam ser sintomas de doenças.  Como recomendação da SBU, mesmo se você não sentir dor alguma e se tudo estiver aparentemente bem com seu corpo, não deixe de visitar o consultório do urologista pelo menos uma vez ao ano.

%s Comente

  • Parabéns pela matéria. Homens cuidem-se sem preconceito!!! Saúde é o melhor caminho pra longevidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Saúde

Associação de Hormonologia critica decisão da Anvisa de suspender implantes hormonais manipulados

A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) criticou a decisão da Anvisa de...

Brasil

Nova Carteira de Identidade Nacional possibilita melhoria dos serviços públicos

Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação, Rogério...