Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda, 26, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial com 48% das intenções totais de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo com 31%.
Atrás deles estão o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%, e as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), com 5% e 1%, respectivamente.
Os eleitores que manifestam disposição de anular o voto ou votar em branco são 4%. Outros 4% não souberam responder.
Na pesquisa anterior, de 19 de setembro, Lula teve 47%, seguido por 31% a Bolsonaro. Ciro Gomes teve 7% e Tebet, 5%. Votos em branco e nulos somaram 5% e os indecisos, 4%.
Na conta dos votos válidos, o que desconsidera votos nulos e em branco (critério usado pela Justiça Eleitoral na totalização), Lula tem 52%. Para vencer no primeiro turno, ele precisa de um mínimo de 50% dos votos válidos mais um.
Segundo turno
A pesquisa Ipec divulgada aponta que, na simulação de segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 54% a 35% das intenções de voto.
Ambos os candidatos mantiveram esta semana os mesmos percentuais para o segundo turno apurados na pesquisa anterior, de 19 de setembro.
Com 3.008 entrevistas e margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a pesquisa realizada nos dias 24 e 25 de setembro foi contratada pela Globo Comunicações. O nível de confiança é de 95%. No TSE, a sondagem está registrada com o código BR-01640/2022. (fonte:valor.globo.com)
Deixe um comentário