sábado , 23 novembro 2024
BrasilPolítica

Ipec: Em cenário estável, Lula tem 50% dos votos totais e Bolsonaro, 43%

26

A quarta rodada de pesquisas do Ipec durante o segundo turno, divulgada na noite desta segunda-feira (24/10), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto, com 50% dos votos totais. O chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), marcou 43%. Os dois candidatos continuaram com o mesmo percentual do último levantamento do instituto, divulgado no dia 17 de outubro. A diferença entre eles continua sendo de 7 pontos percentuais.

A seis dias do segundo turno, 5% dos eleitores dizem que votarão em branco ou nulo, enquanto 2% ainda não sabem em quem votar, de acordo com o levantamento do Ipec.

Em relação aos votos válidos, Lula se manteve com 54%, enquanto Bolsonaro continua com 46% — a diferença entre os dois continua sendo de oito pontos percentuais. A métrica dos votos válidos é a mesma adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são desconsiderados.

O Ipec entrevistou, presencialmente, 3.008 eleitores acima de 16 anos, em 183 municípios, entre sábado (22/10) e segunda-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06043/2022.

Segundo turno: a distância que Bolsonaro e Lula devem percorrer para a vitória

Os brasileiros vão decidir no próximo domingo, dia 30 de outubro, o próximo presidente da Repúblico. O ex-presidente Lula ficou a dois pontos percentuais de ser eleito no primeiro turno. No último dia 2 de outubro, o petista conquistou 48,43% da preferência do eleitorado — 57.258.115 milhões de votos —, enquanto Jair Bolsonaro recebeu 43,20% dos votos — 51.072.345 milhões.

Tendo em vista os números alcançados no pleito, Lula precisa de pouco mais de 1,8 milhões de votos válidos para superar os 50% necessários para ser eleito, enquanto Bolsonaro precisa de mais de 8 milhões de votos para triunfar sobre o adversário e conquistar a reeleição. Os votos que irão eleger Lula ou Bolsonaro devem partir da migração dos votos de quem escolheu Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para presidir o país.

Tebet recebeu 4,9 milhões de votos e Ciro, 3,6 milhões. A soma dos dois é o número que Bolsonaro precisaria para ganhar o segundo turno, até com uma folga a mais. No entanto, os dois candidatos anunciaram apoio a Lula no segundo turno. (Com informações do Correiio Braziliense)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...