sábado , 23 novembro 2024
BrasilPolítica

Brasil precisa retomar relações com o mundo, diz Lula

23

Em entrevista à Rede Nova Brasil FM, na manhã desta terça-feira (25/10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a reconstrução do Brasil, que hoje está totalmente isolado do mundo, passa também pela retomada das relações com os demais países, numa política internacional que deve ser ativa e altiva.

“O Brasil tem que se abrir, negociar com a União Europeia, negociar com a América Latina e a América do Sul. O Brasil precisa ser respeitado pelos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, ser respeitado pela Bolívia. Não queremos falar fino com os Estados unidos e não falar grosso com a Bolívia. Nós queremos falar em igualdade de condições com o pequeno e com o grande”, disse, sinalizando também possibilidade de parcerias estratégicas com países como Estados Unidos e China e criticando o fato de hoje o presidente Jair Bolsonaro não conversar com ninguém.

Economia efetivamente grande – Lula afirmou que é preciso pensar no Brasil do futuro, com economia efetivamente grande para que o país possa disputar internacionalmente na produção e na comercialização de seus produtos. “E aí vamos ter que fazer muito investimento em educação, muito investimento em ciência e tecnologia, investimento em engenharia. Investir na engenharia digital para o Brasil ser competitivo. A gente não pode ficar nas mãos da briga entre Estados Unidos e China. O Brasil tem que entrar nessa disputa como país grande”.

Segundo o ex-presidente, nas relações com os demais países, independentemente dos seus contextos políticos, o que guiará o Brasil, enquanto Estado soberano, é o interesse estratégico. “O Brasil respeita a autodeterminação dos povos. Não queremos que ninguém se meta na nossa política nem queremos nos meter na política de ninguém. O que a gente quer é defender os interesses do Brasil”.

Brasil voltar a sorrir – Lula declarou ser possível dar um salto de qualidade e fazer o Brasil voltar a sorrir. Ele falou em montar equipe diversificada, com pessoas de todas as forças políticas, com conhecimento da máquina pública e que tenha no coração e na cabeça a mentalidade da inclusão social. “É isso que conta. Precisamos tirar o Brasil do atraso a que foi submetido”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...