Com uma programação especial, o Instituto Unibanco comemora, de 29 de novembro a 1º de dezembro, seus 40 anos de atuação, 15 deles com foco no avanço contínuo da educação pública no Ensino Médio por meio da gestão, no âmbito do programa Jovem de Futuro. Fundado em 1982, o Instituto dedicou-se inicialmente ao campo da Sustentabilidade e Meio Ambiente e, após revisões de sua atuação, passou a se dedicar ao campo da Educação.
A celebração ocorre em duas grandes ações: o lançamento da websérie inédita “Coleção Antirracista”, alinhada à luta do Instituto pelo fim do racismo e pela equidade na Educação e na Sociedade, dirigida pela documentarista e pesquisadora Val Gomes; e a realização do Ciclo de Debates Educação e Democracia.
O lançamento da websérie “Coleção Antirracista” acontece na noite de 29 de novembro, às 18h30, na sala 2 do Espaço Itaú de Cinema-Augusta, em São Paulo, com exibição de quatro dos seus oito episódios. Produzida pela Olhar Imaginário, com apoio do Instituto Unibanco e supervisão artística do cineasta Toni Venturi, a série teve uma equipe de criação e produção extensivamente negra e é voltada principalmente a pessoas, instituições e empresas que investem em ações inclusivas e combatem o racismo.
Os episódios trazem depoimentos de intelectuais negros sobre a questão racial na perspectiva do pensamento antirracista, decolonial e buscam ressignificar fatos e dados históricos da cultura africana e negra no Brasil.
A apresentação será seguida pelo bate-papo “Cinema Antirracista”, com um trio de especialistas em questões étnico-raciais: Ednéia Gonçalves, coordenadora-executiva da Ação Educativa; Rosane Borges, doutora em Ciência da Comunicação e professora colaboradora da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP); e a própria cineasta Val Gomes.
Em 30 de novembro e 1º de dezembro, o Instituto promove em sua sede o ciclo de debates Educação e Democracia. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o evento será composto por quatro painéis. O primeiro, sobre juventudes, terá início às 10h de quarta-feira (30) e contará com as falas de Bruna Brelaz, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); Mário Volpi, chefe de Políticas, Monitoramento e Cooperação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil (CONJUVE) e Maju Azevedo, gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco.
Já à tarde, a partir das 15h, a pauta será “Democracia”, com debate entre Maria Hermínia Tavares, pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (USP/CEBRAP); Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP); Marta Arretche, professora de Ciência Política na USP; e João Marcelo Borges, gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Unibanco.
O evento segue na quinta-feira (1º), a partir das 10h. Rodrigo Mendes, fundador e diretor-executivo do Instituto Rodrigo Mendes (IRM); Rafaelly Wiest, diretora-administrativa da Aliança Nacional LGBTI+; Cida Bento, consultora em Diversidade Étnico-Racial no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT); e Mirela de Carvalho, gerente de Desenvolvimento da Gestão em Educação do Instituto Unibanco, formarão a mesa sobre “Equidade”.
Às 15h, será a vez do painel “Educação”, com a participação de Izolda Cela, governadora do Ceará; Maria Helena Guimarães, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave); Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e o anfitrião Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco.
“Queremos aproveitar esse momento, de 40 anos do Instituto Unibanco, como uma oportunidade para reforçar a importância de articular toda a sociedade na defesa de uma educação de qualidade para todos. Temos orgulho de poder compartilhar dois grandes aprendizados: de um lado, a importância da melhoria da gestão e do uso de evidências para acelerar as mudanças que a educação do Brasil tanto precisa; de outro, a certeza de que a busca por equidade – com destaque para a equidade racial – precisa ser central em qualquer política pública, principalmente na educação, pelo seu imenso potencial de causar transformações em toda a sociedade”, afirma Ricardo Henriques.
Serviço
Lançamento da Coleção Antirracista e bate-papo Cinema Antirracista
Data: 29 de novembro
Hora: 18h30
Episódios exibidos: “Mito da Democracia Racial”, “Cota Não é Esmola”, “Mulheres Negras” e “Branquitude vs Antirracismo”
Participantes do debate: Ednéia Gonçalves, coordenadora-executiva da Ação Educativa; Rosane Borges, doutora em Ciência da Comunicação e professora colaboradora da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP); e Val Gomes, diretora da Coleção Antirracista.
Ciclo de Debates Educação e Democracia
Data: 30 de novembro e 1º de dezembro
Hora: 10h às 17h
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/institutounibanco
Programação:
30 de novembro
· 10h – Juventudes
o Bruna Brelaz (UNE)
o Mário Volpi (UNICEF)
o Marcus Barão (CONJUVE)
o Maria Julia Azevedo (Instituto Unibanco)
· 15h – Democracia
o Maria Hermínia Tavares (USP/ CEBRAP))
o João Marcelo Borges (Instituto Unibanco)
o Marta Arretche (USP)
o Fernando Abrucio (FGV)
1º de dezembro
· 10h – Equidade
o Rodrigo Mendes (IRM)
o Rafaelly Wiest (Aliança Nacional LGBTI+)
o Cida Bento (CEERT)
o Mirela de Carvalho (Instituto Unibanco)
· 15h – Educação
o Izolda Cela (Governo do Ceará)
o Maria Helena Guimarães (Abave)
o Renato Janine Ribeiro (SBPC)
o Ricardo Henriques (Instituto Unibanco)
Sobre o Instituto Unibanco – O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. https://www.institutounibanco.org.br.
Deixe um comentário