quarta-feira , 16 abril 2025
MundoNotícia

União Europeia vai ganhar com entrada da Ucrânia, diz Zelensky

36

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que vê a Europa como um “caminho de volta para casa” e que o conflito com a Rússia é uma tentativa de “aniquilar o modo de vida europeu”. Zelensky discursou nesta 5ª feira (9.fev.2023) no plenário do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

“Estou aqui para defender o caminho para a casa de todos os ucranianos, de todas as idades e de várias convicções políticas, status sociais, convicções religiosas e diferentes histórias”, afirmou Zelensky. “Essa é a nossa Europa, essas são as nossas regras, esse é o nosso modo de vida”, disse.

Ele disse que a União Europeia está “se aproximando” da Ucrânia é que o ingresso do país no bloco seria uma vitória para o continente. Ele agradeceu ao apoio militar e diplomático ao país desde o início da guerra, mas voltou a pressionar para que a UE acelere a aprovação da entrada ucraniana.

“O Parlamento Europeu aprovou uma resolução para apoiar não apenas nosso país, mas para aprovar o estatuto de candidatura à entrada à União Europeia do nosso país”, disse Zelensky. Segundo o presidente ucraniano, o continente “permanecerá sempre livre desde que estejamos juntos e desde que nos preocupemos com a nossa Europa”, afirmou.

Em 28 de fevereiro, 4 dias após o início a invasão da Rússia ao território ucraniano, Volodymyr Zelensky assinou o pedido de entrada imediata da Ucrânia na União Europeia. Desde então, o país está em negociação para a adesão ao bloco e recebe ajuda militar e financeira.

O presidente ucraniano também falou disse que os países do bloco europeu estão “se libertando da dependência destrutiva dos combustíveis fósseis russos” e “da influência corrupta” do país comandado pelo presidente Vladimir Putin, a quem chamou de “ditador”.

Em mensagem divulgada em uma rede social, o líder ucraniano disse ainda que a interação do bloco com a Ucrânia “criou um exemplo histórico para qualquer agressor”.

“Um exemplo de por que não se deve começar a agressão contra os europeus”, escreveu Zelensky.

Na abertura do evento, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, disse ao líder ucraniano que ele lutava “não apenas por seus valores, mas pelos nossos”.

Essa foi a 1ª visita presencial de Zelensky ao Parlamento Europeu. Ele já havia falado por videoconferência com os eurodeputados durante uma sessão extraordinária em 1º de março de 2022.

Ele também falou perante o plenário em 14 de dezembro de 2022, quando o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, já entregue a figuras como Nelson Mandela e Malala Yousafzai, foi concedido ao “bravo povo da Ucrânia”.

Na 4ª feira (8.fev.2023), Zelensky se reuniu com o presidente francês Emmanuel Macron, e com o chanceler alemão Olaf Scholz, em Paris. No mesmo dia, esteve em Londres e se encontrou com o Rei Charles 3º e o premiê do Reino Unido, Rishi Sunak. Em discurso no parlamento britânico, disse que a “Rússia vai perder”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...