O governo federal retoma a partir de hoje a cobrança de impostos sobre os combustíveis. As informações são de que gasolina terá alíquota maior e o álcool menor, porém os valores ainda não foram definidos. Isso levando em consideração o impacto ambiental de cada combustível, já que a gasolina, por ser um combustível fóssil, polui mais. Já o etanol, que vem da cana de açúcar, polui menos. A decisão foi tomada depois de reuniões do presidente da República Lula com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates. Hoje mais uma reunião sobre o assunto deve ser feita, existem discussões de que esse retorno possa ser escalonado.
O objetivo do retorno da cobrança dos tributos é conseguir uma arrrecadação de quase 29 bilhões de reais, encerrando uma questão levantanda pelo próprio Haddad sobre o impacto da desoneração adotada no governo passado na tentativa de conter a escalada de aumento de preços.
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, a volta dos tributos deve fazer a gasolina subir 69 centavos por litro e o etanol 24 centavos.
Deixe um comentário