quinta-feira , 3 abril 2025
BrasilEconomia

Agro gerou mais de 359,6 mil empregos formalizados no setor

51

O agronegócio brasileiro continua crescendo e está mais formalizado. Segundo recente pesquisa da FGV, desde 2019 o setor gerou 359 mil e 600 empregos formais e encerrou 15 mil e 47 vagas informais. O levantamento foi realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC).

Nos últimos três anos, a taxa de formalidade no agronegócio passou de 38,4% para 40,1%. Em 2019, 13 milhões 620 mil pessoas trabalhavam na agropecuária e nas agroindústrias. Em 2022, esse número aumentou para 13 milhões 960 mil pessoas. Segundo o coordenador do estudo e pesquisador do FGVAgro – Felippe Serigatti, o crescimento da formalização no campo está ligado à incorporação de tecnologia e melhoria de gestão.

“O agro, conforme ele ia incorporando tecnologia, melhorando a qualidade da sua gestão, fazendo seu processo produtivo mais sofisticado, ele acabou de um lado demandando uma mão de obra mais qualificada e essa mão de obra exige um padrão de contratação mais formal”, pontua

Os dados da pesquisa mostram que o agro tem expandido a contratação de trabalhadores e oferecido vagas mais qualificadas, ainda que exista uma taxa alta de registro de casos de informalização no setor e de trabalhos análogos à escravidão. Para o economista e professor da FGV-EAESP, Renan Pieri, mesmo com aumento das vagas, a percepção das empresas é de escassez de mão de obra e defende que a solução é fornecer incentivos. 

“Com o crescimento do setor, o desafio é encontrar mão de obra qualificada e isso passa pela melhoria do sistema educacional brasileiro, com mais formação de cursos técnicos e de ensino superior voltado para as demandas do agrobusiness e das grandes empresas investirem em cursos para os seus profissionais”, destaca.

A alta na contratação com carteira assinada gera estabilidade de custos para as empresas, acesso aos direitos trabalhistas para os empregados, facilita o acesso ao crédito e movimenta a economia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Economia

Dólar alto exigirá mais cautela das empresas pelos próximos meses, alerta FecomercioSP

Pacote fiscal insuficiente e política de expansão de gastos impedem melhora do...

Economia

Abono Salarial: até quando pode sacar? Saiba quem tem direito

Os trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial PIS-Pasep 2024 –...