quinta-feira , 21 novembro 2024
BrasilEconomia

Agro gerou mais de 359,6 mil empregos formalizados no setor

32

O agronegócio brasileiro continua crescendo e está mais formalizado. Segundo recente pesquisa da FGV, desde 2019 o setor gerou 359 mil e 600 empregos formais e encerrou 15 mil e 47 vagas informais. O levantamento foi realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC).

Nos últimos três anos, a taxa de formalidade no agronegócio passou de 38,4% para 40,1%. Em 2019, 13 milhões 620 mil pessoas trabalhavam na agropecuária e nas agroindústrias. Em 2022, esse número aumentou para 13 milhões 960 mil pessoas. Segundo o coordenador do estudo e pesquisador do FGVAgro – Felippe Serigatti, o crescimento da formalização no campo está ligado à incorporação de tecnologia e melhoria de gestão.

“O agro, conforme ele ia incorporando tecnologia, melhorando a qualidade da sua gestão, fazendo seu processo produtivo mais sofisticado, ele acabou de um lado demandando uma mão de obra mais qualificada e essa mão de obra exige um padrão de contratação mais formal”, pontua

Os dados da pesquisa mostram que o agro tem expandido a contratação de trabalhadores e oferecido vagas mais qualificadas, ainda que exista uma taxa alta de registro de casos de informalização no setor e de trabalhos análogos à escravidão. Para o economista e professor da FGV-EAESP, Renan Pieri, mesmo com aumento das vagas, a percepção das empresas é de escassez de mão de obra e defende que a solução é fornecer incentivos. 

“Com o crescimento do setor, o desafio é encontrar mão de obra qualificada e isso passa pela melhoria do sistema educacional brasileiro, com mais formação de cursos técnicos e de ensino superior voltado para as demandas do agrobusiness e das grandes empresas investirem em cursos para os seus profissionais”, destaca.

A alta na contratação com carteira assinada gera estabilidade de custos para as empresas, acesso aos direitos trabalhistas para os empregados, facilita o acesso ao crédito e movimenta a economia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Economia

Reforma Tributária: como fica o planejamento das empresas para 2025

A expectativa das empresas é grande, assim como as mudanças previstas pela...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

EconomiaSP

Vendas do varejo paulista devem registrar crescimento de R$ 1,48 bilhão no mês do Dia das Crianças

Valor, que representa expansão de 3,3% em comparação ao mesmo período de...