sábado , 23 novembro 2024
PolíciaPolítica

Governo abre canal para receber denúcias de ataques a escolas

21

O Ministério da Justiça e a organização não-governamental (ONG) SaferNet Brasil lançaram um canal para receber denúncias sobre violência nas escolas. O site está disponível e as informações enviadas serão analisadas pela equipe do Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A ação ocorre na esteira do ataque realizado a uma creche em Blumenau (SC), que resultou na morte de quatro crianças na última quarta-feira (5).  O ataque foi no Centro Educacional Infantil (CEI) Cantinho do Bom Pastor, no bairro Velha em Blumenau, e foi realizado por um homem com um machado.

Na próxima segunda-feira (10), está prevista uma reunião entre representantes do Ministério da Justiça e das plataformas digitais, incluindo redes sociais e serviços de mensageria. Segundo o Ministério da Justiça, centenas de agentes trabalham de forma integrada no monitoramento de ameaças. As denúncias são anônimas, não sendo exigida identificação.

O objetivo, de acordo com o governo, é instituir um protocolo de ação em conjunto com órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O encontro será conduzido pela assessora especial e coordenadora de Direitos Digitais do MJSP, Estela Aranha.

Em nota, a SaferNet destacou que é possível denunciar sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos. Não é exigida a identificação do denunciante. Os links denunciados serão automaticamente cruzadas com a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet Brasil e operada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

Além do site de denúncia, o governo também criou um grupo de trabalho que desenvolverá uma política nacional de enfrentamento à violência no ambiente escolar. O grupo terá 90 dias para apresentar as suas propostas.

O grupo de trabalho será coordenado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, com a participação também dos Ministérios da Justiça, Direitos Humanos e Secretaria-Geral da Presidência. O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que serão destinados R$ 150 milhões para ações de enfrentamento da violência nas escolas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...

Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que permite ao Congresso suspender decisão do Supremo

A proposta altera a Constituição e ainda precisa ser analisada por uma...