A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), conclui o projeto de eficiência energética da iluminação pública do Residencial Aquarius 1 e 2. A iniciativa tem por objetivo a redução de custos com consumo de insumos energéticos, e, consequentemente, a preservação do meio ambiente. “Serão trocados por lâmpadas de LED todos os 180 mil pontos luminosos de Goiânia, por determinação do prefeito Rogério Cruz”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira.
O Residencial Aquarius 1 e 2 é o piloto do projeto contido no Programa Goiânia Adiante, para troca de todo o parque luminotécnico da capital. A substituição dos 107 pontos de iluminação pública das duas etapas do setor já foi iniciada. Até agora, 41 lâmpadas de LED foram instaladas.
A diretora de Serviços de Infraestrutura Urbana da Seinfra, Aline Cantuária, explica que, antigamente, as cidades faziam a iluminação pública com lâmpadas de mercúrio, altamente corrosivas e poluentes. Elas foram substituídas pelas atuais lâmpadas com sódio, que ainda são compostas de mercúrio. “Agora, a prefeitura realiza a substituição das lâmpadas de sódio por LED. Parques, como o Leolídio de Ramos Caiado, e avenidas, como a Anhanguera, por exemplo, já possuem LED”, destaca a diretora.
Setor Jaó
No Setor Jaó, a Seinfra já efetuou a troca de quase um terço dos pontos luminosos por LED. Das 99 ruas do setor, 38 já possuem nova iluminação. Das 1.501 lâmpadas do setor, 419 já são de LED. A substituição começou nas principais avenidas do bairro, e agora segue para as ruas intermediárias, até que todo o setor esteja com a iluminação modernizada.
A troca tem sido realizada por equipe da Seinfra, com recursos próprios da Prefeitura de Goiânia, que destinou, dentro do Programa Goiânia Adiante, recursos da ordem de R$ 680 milhões para a modernização do parque luminotécnico da cidade. Está em fase final o processo seletivo simplificado para a contratação de 100 eletricistas que irão complementar a equipe de iluminação pública da Seinfra. Além disso, está prevista licitação para contratação de empresa para auxiliar na troca das lâmpadas convencionais por LED.
“A modernização vai gerar uma economia de até 40% aos cofres públicos, portanto, será possível utilizar esses recursos em outras áreas para melhoria da cidade”, afirma o prefeito Rogério Cruz. (Fonte: comunicação Seinfra)
Deixe um comentário