sexta-feira , 22 novembro 2024
GoiâniaNotícia

Goiânia é escolhida para lançamento da Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas

23

Goiânia é escolhida para lançamento da Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas, com presença do prefeito Rogério Cruz, governador Ronaldo Caiado, secretário Nacional da Juventude, Ronald Luiz dos Santos e ministros, nesta quarta-feira (17/05). O evento será realizado na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, no Residencial Jardins do Cerrado.

Estão previstas presenças dos ministros Flávio Dino (Justiça), Camilo Santana (Educação) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República). Evento envolve parceria entre secretarias municipais de Educação (SME) e Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA). As atividades serão realizadas 13h às 18h, com presença das autoridades a partir das 15h. O evento terá posto de vacinação e Sine, com vagas de emprego.

“Temos muito orgulho em receber essa caravana que vai percorrer municípios como Salvador, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. A escolha de Goiânia para iniciar esse projeto tão lindo não é por acaso, aqui levamos educação a sério, e disseminar a cultura de paz nas escolas é algo que buscamos em nossa gestão”, destaca Rogério Cruz.

A iniciativa é um projeto do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, por intermédio da coordenação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A ação tem como objetivo desenvolver atividades culturais, esportivas, científicas, oficinas com especialistas, palestras e apresentações sobre direitos para crianças, adolescentes e jovens. O propósito é construir uma grande ação de Estado para a difusão de cultura de paz, tolerância e direitos para a prevenção da violência em ambientes educacionais.

“Reafirmamos a preocupação do governo federal com o enfrentamento às violências extremistas ocorridas em ambientes escolares, e iniciaremos mobilização dos entes federados para recuperar as escolas como ambientes de emancipação, segurança e construção de relações comunitárias e de solidariedade”, diz o secretário Nacional da Juventude, Ronald Luiz dos Santos.

Dentre as ações desenvolvidas na Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas estão: oficinas de educação para as mídias, culturais, esportivas, de participação, saúde nas escolas e no ambiente escolar.

“Estamos comprometidos com a prevenção da violência em ambientes educacionais para a construção de uma cultura de paz, harmonia e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes”, assinala Rogério Cruz.

De acordo com a secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Cida Garcez, a iniciativa se soma aos esforços da Prefeitura de Goiânia em oferecer mais segurança nas unidades de ensino do município, seja com a aquisição de detectores de metais e maior efetividade das ações de segurança da Guarda Municipal.

“Infelizmente, em decorrência de casos de invasão de escolas em São Paulo e Santa Catarina que ceifaram vidas inocentes, acendeu-se o alerta em todo o país, para coibir qualquer tipo de violência”, pontua a secretária.

Cida Garcez ressalta o trabalho da SME, no propósito de assegurar aos estudantes e trabalhadores da educação, mais segurança nas 370 escolas e Cmeis, além, dos centros conveniados que totalizam cerca de 115 mil estudantes na rede mantida pela Prefeitura de Goiânia. “O secretário Wellington Bessa e o prefeito Rogério Cruz, de pronto, adotaram todas as providências para ampliar a sensação de segurança nas unidades escolares”, resume.

Caravana

A proposta da Caravana, nesta primeira fase, é a de visitar uma unidade escolar em cada um dos 10 territórios definidos pelo comitê gestor, construindo um dia de atividades nas escolas, com uma programação que contemple oficinas. Na unidade de ensino municipal escolhida em Goiânia, estudam cerca de 800 alunos.

As programações de cada visita serão sempre definidas com os gestores municipais e estaduais e a SNJ apresentará as opções de oficinas que as metodologias foram desenvolvidas em diálogos com os representantes dos ministérios no GTI.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública fará um mapeamento de denúncias de ataques e ameaças que tenham sido feitas por meio do canal de denúncias do MJSP para verificar a situação de risco e viabilidade de realização das atividades em cada território. Além disso, as reuniões com as gestões municipais e estaduais sempre tratarão das formas de segurança e proteção para a realização das ações em cada escola.

A realização das Caravanas no Estado de Goiás conta com a parceria da Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Educação e na Prefeitura de Goiânia por meio da Superintendência de Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas e da Secretaria Municipal de Educação.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...

Notícia

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15) sobre...