sexta-feira , 18 abril 2025
BrasilSaúde

Covid-19: mais de 18 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas no Brasil

37

Ao todo 18.399.092 doses da vacina bivalente contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o Brasil. Até o momento São Paulo é o estado com o maior número de imunizantes aplicados, com um total de 5.820.473. Por outro lado, o Acre é onde há menos doses aplicadas, com apenas 24.616 aplicações.

Covid-19 e gestantes
De acordo com o artigo publicado na revista BMC Pregnancy and Childbirth, a chance de morte do feto foi  quatro vezes maior em gestações durante as quais as mulheres tiveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo a investigação, quanto maior a gravidade do quadro clínico, maior a chance de perda do bebê. 

Rita Carvalho Sauer, pesquisadora e servidora da Vigilância Epidemiológica no Núcleo Regional de Saúde Leste, da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, explicou por meio de nota que “o risco foi crescente de acordo com a gravidade do quadro clínico, por exemplo, se a gestante necessitou de internação em UTI, ou de respirar com ajuda de aparelhos, a chance de morte fetal foi de 8 até 21 vezes maior”.

Henrique Lacerda, infectologista, pontua que as gestantes têm o maior risco de desenvolver complicações graves quando infectadas por certas doenças e indica que mantenham a vacinação em dia.

“A vacinação pode reduzir significativamente o risco da paciente evoluir com formas graves. E isso ajuda a prevenir hospitalizações ou até complicações graves. como o aborto”, completa.

O infectologista explica que quando as mulheres são vacinadas durante a gravidez, podem transmitir anticorpos protetores aos bebês. “Esses anticorpos podem ajudar a proteger os recém-nascidos nos seus primeiros meses de vida, quando eles ainda não podem ser vacinados diretamente conforme o calendário de vacinação da criança”, expõe. 

A Fiocruz alerta para a necessidade de se priorizar as gestantes nas ações preventivas contra o Sars-CoV-2 e outros vírus respiratórios. Ações como evitar contato com pessoas doentes, estar com a vacinação atualizada e utilizar máscaras sempre que precisar estar em ambientes aglomerados são cuidados simples que podem prevenir grandes problemas para as gestantes e seus bebês.
(Fonte: Brasil 61)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Saúde

Vacinação contra gripe: campanha é prorrogada até 31 de janeiro na região Norte

Os moradores da região Norte têm até o dia 31 de janeiro para...

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...